, , ,

4 passos para investir melhor

10:51

Por Felipe Dick
Como comentei em um outro artigo anterior, todos querem saber o melhor investimento! É natural, nós queremos fazer bom uso do nosso dinheiro, muitas vezes conquistados fruto de muito trabalho e suor.  

Mas… eu preciso dizer que o melhor investimento não existe! O que existe é investimentos que fazem sentido para você e estão alinhados com seu perfil de tolerância a risco e momento de vida. E para você descobrir como fazer isso, trago aqui algumas dicas!

O primeiro passo é começar! Dê o primeiro passo. Se você quer correr uma maratona, você sai correndo 42 quilômetros no primeiro treino? Não! Você começa as poucos, dando o primeiro passo, correndo o primeiro quilômetro e treino a treino vai evoluindo de maneira sustentável. Além disso, se você correr acima da sua capacidade, você corre o risco de se machucar. Com investimento, é a mesma coisa. Não dê um passo maior que a perna! Comece aos poucos, preferencialmente pela renda fixa, e vá evoluindo. Se você não sabe por onde começar, sugiro dar uma olhada no meu artigo sobre a reserva de emergência!

Defina o prazo e utilização de investimento: já dizia o gato de “Alice no país das maravilhas”: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. É importante você definir o prazo e utilização do investimento, para saber qual o investimento mais adequado. Investimentos de prazos mais curtos podem ser bem diferentes de mais longos. Portanto, defina o uso do dinheiro: ele será para uma viagem daqui a 1 ano, para sua aposentadoria, para a compra de um imóvel daqui a alguns anos? Muitos falam que a renda fixa morreu e agora você precisa ir para Bolsa de Valores! Mas a renda fixa apresenta diversos papéis importantes, como dinheiro de curto prazo. Você aplicaria dinheiro que você vai precisar em 6 meses na Bolsa de Valores? No momento que escrevo este artigo, ela está 15% abaixo do valor que estava há seis meses atrás!

Invista de acordo com seu perfil: se você não consegue dormir porque está preocupado com seus investimentos, você está investindo errado! É importante que seus investimentos te tragam um sono tranquilo, afinal eles vieram para somar a sua vida e não piorá-la. Conhecendo seu perfil de investidor, que pode ser de mais conservador a mais arrojado, existem produtos mais adequados. Quanto mais conservador, provavelmente menos renda variável terá na carteira de investimentos.

Entenda os riscos: todos os investimentos têm seu risco! Mesmo a poupança? Sim! Se o banco que você tem o dinheiro quebrar, você ainda pode recuperar o dinheiro, mas levará algum tempo para você acionar a “garantia” da poupança (o “Fundo Garantidor de Crédito”) e ter o dinheiro de volta (acima de 250.000 por banco você não recupera tudo!... mas quem tem R$250.000 na poupança??). Você sabia que a renda fixa é variável e você pode sim perder tudo nela? Conhecer os riscos te ajudará melhor na escolha de onde investir

Dica bônus: se você não sabe por onde começar e quer alinhar seus investimentos com seus projetos de vida, lista de desejos e sonhos, fale com um planejador financeiro. Ele poderá te ajudar a montar uma política de investimento que esteja conectada com seus planos futuros!



VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.