, , , ,

Nossos pais também envelhecem

11:09

Quando eu nasci, meu pai tinha 41 anos. Apesar de mais velho, comparado com a média dos outros pais, ele sempre teve pique e disposição para bater uma bola comigo, me levar para passear, ver jogo no estádio e me acompanhar na piscina. Aliás, ele sempre salvava a turma, pois sem um adulto não poderíamos dar um “tibum”.
Apesar de trabalhar o dia todo, ele e minha mãe aproveitavam muito o tempo comigo e com a minha irmã.
Beirando os 50 anos, meu pai ainda tinha disposição para dirigir mais 1000 km sem revezar o volante.
Os anos foram passando e eu nunca percebi, ou não queria perceber, que meu pai estava envelhecendo. Era incrível como eu ainda enxergava ele com 45 anos e com toda disposição de um garoto.
Nesta época, nos dias que ele reclamava de falta de disposição, eu achava que era preguiça e mesmo acompanhando muito de perto alguns problemas de saúde que ele teve, levando ao médico, fisioterapia e tudo mais, eu não enxergava o que para ele parecia muito obvio.
Foi a partir daí que eu comecei a notar as marcas na pele e, principalmente, as dificuldades em sua mobilidade.
Comecei a perceber que o melhor motorista do mundo, pelo menos para mim, já não era mais aquele ás do volante e que o seu caminhar rápido, agora era lento e sempre necessitava de uma ajudinha para subir um degrau maior.
Também comecei a perceber que ele não queria/ conseguia mais subir tantas vezes a escada de casa e que sua rotina no volante passou a ser mais contida e restrita. Sua visão já não era mais como antes, seus olhos já não suportariam tanta luz e sua perna não respondia tão bem à embreagem.
Foi aí que eu percebi que a idade chega para todos, inclusive para o meu pai, o meu herói.
Aliás, ele também começou a passar por um processo de entender e aceitar o envelhecimento. Nisso, ele até aceitou trocar o carro por um automático. Uma grande surpresa, pois até então, ele achava que era coisa de aleijado.
E eu gostei desta atitude, pois ele teria muito mais conforto.
Não é fácil ver seus pais envelhecendo, não é fácil vê-los com alguns problemas e não é fácil lidar com a idade avançada deles, ainda mais morando longe.
Mas cada vez que eu chego em São Carlos e o vejo um pouco mais animado, cada vez que ele topa sair de casa para comer e cada vez que ele topa pegar estrada comigo, meu coração se alegra e eu tenho a certeza, que realmente é minha hora de retribuir por tudo que ele fez.
As vezes eu olho para ele e me vejo em uma viagem no túnel do tempo, imagino tudo que teve que abrir mão para me criar e me formar o homem que sou hoje.
Pai, só posso agradecer e dizer que você poderá contar sempre comigo, seja para tentar te animar ou te tirar da zona de conforto, sempre para ver aquele sorriso e aquela certeza de que a vida é muito mais, e melhor, do que os problemas que a gente passa
Feliz Aniversário e muita saúde para você
Te amo !!
Lembrem-se, somos bonitos quando bebês, quando jovens, quando adultos e quando ficamos velhos também. Só precisamos aceitar que o tempo passa e deixa suas marcas.

Obs: Texto escrito em abril, em homenagem ao aniversário do meu pai.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.