, , , , , ,

Skate, X-Games e Brasil....

09:03

Luan de Oliveira (foto:  Luis Moura/Folhapress)

E nesse domingo (21), acabou mais uma edição dos X- Games, que após cinco anos voltou a ser realizado no Brasil, mas dessa vez fora do eixo Rio- São Paulo, em Foz do Iguaçu, junto as belíssimas cataratas.

Pude acompanhar desde o primeiro dia, (mesmo que pela TV e Internet) todas as competições de skate, seja no street, no Half pipe, na mega rampa ou no park.

De todas as modalidades, o Brasil só não levou medalha no street, mesmo com o Luan, andando de mais.

É inegável que o país do futebol tem uma representatividade enorme no mundo do carrinho e esses resultados vieram só a confirmar isso.

Além disso, esses X-Games me fez refletir sobre algumas coisas, que eu gostaria de compartilhar e quem sabe obter algumas respostas.

Com o fim das competições, pensei, quando vou poder assistir novamente um evento de skate na TV? (E nem penso em um evento dessa dimensão). Por que as televisões e os meios de comunicação, não deram muita importância para essas medalhas brasileiras, mesmo sabendo que o skate é o segundo maior esporte em número de praticante no país? O que será preciso para mudar esse quadro?

E quem não tem televisão a cabo, não tem direito de ver o esporte preferido? Passei o olho em diversos sites de esporte e nada de skate na capa.

Há tempos, o skate era um esporte marginalizado, onde os adeptos eram taxados como vagabundos etc. Hoje, vemos atletas ganhando milhares de dólares em premiação, falando diversos idiomas e o principal, passando exemplo para a juventude, mas nem por isso temos o skate na mídia.

Outra questão que surgiu na minha cabeça foi sobre o skate nacional. Onde estão os campeonatos profissionais? Vejo atletas fazendo vídeos, propagandas de produtos, viajando para o exterior e não vejo campeonato profissionais rolando, principalmente aqui no Sudeste.

Será que eu sou tão desinformado assim, ou realmente não estão acontecendo?

Bom, de qualquer forma, eu ainda tenho esperanças de ver o nosso esporte em todas as tv's, rádios e jornais, com mais frequência e não só quando houver mega eventos.  

Enquanto isso não acontece, vamos tentar fazer a nossa parte e difundir as poucas matérias que saem para as pessoas que não são do skate.

Com o sem mídia, o skate é uma paixão e quem é flechado por ele jamais o deixará de lado. 

Skateboard para sempre no pé.

Aproveito para parabenizar todos os atletas brasileiros que representaram nosso país nesses X-Games, ganhando ou não medalha.  Foi inspirador ver as entrevistas desses guerreiros que demonstraram de forma clara o amor pelo Brasil. 

Parabenizo também, cada skatista que dia após dia luta para sobreviver do esporte ou aquele que do seu modo, ajuda o skate a sobreviver.


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.