, , , , , , , , , , , ,

Ano Novo em março: Bahá'ís de todo mundo comemoram o Naw-Rúz

11:22


Nessa quarta-feira (20), após o por do Sol, os Bahá'ís de todo o mundo comemoram o seu ano novo, ou como é conhecido entre eles; Naw-Rúz. O ano de 2013 corresponde ao 170º da Era Bahá’í, que tem o seu calendário baseado no ano solar, composto por 19 meses de 19 dias, com mais quatro “dias intercalares” que completam os 365 dias do ano. Esse calendário foi adotado em 1844 quando o Báb, precursor da Fé Bahá’í, anunciou uma nova era, que teve início com a vinda de Bahá’u’lláh.

Assim como foi Jesus Cristo, Buda, Zoroastro, Maomé e todos os grandes líderes religiosos, os bahá'ís acreditam que Bahá’u’lláh é o mensageiro de Deus para essa época.

Esse é um dia sagrado e um dos motivos que o torna uma data especial é a combinação com o fim do período do jejum, que se iniciou no dia 2 de março e termina na véspera do ano novo.

O Naw-Rúz é tradicionalmente comemorado ainda hoje no Irã e também em outros países do Oriente Médio e Ásia Central, além de ser celebrado por indivíduos espalhados por diversos países.

A Fé Bahá'í é uma religião independente, que possui leis e escrituras sagradas próprias, não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio. Foi fundada por Bahá’u’lláh na antiga Pérsia, hoje Irã, e possui atualmente mais de 7 milhões de seguidores em praticamente todos os países, ilhas e territórios do mundo.

Mesmo sendo a segunda religião mais difundida no mundo, atrás apenas do cristianismo, é muito pouco conhecida dos brasileiros.

No Brasil a Comunidade Bahá'í está estabelecida desde fevereiro de 1921 com a vinda de Leonora Holsapple Armstrong. É formada por cerca de 70 mil pessoas, predominantemente brasileiros que conheceram a Fé por meio de bahá'ís que aqui chegaram com o intuito de divulgar os princípios da Fé pelo mundo. Eles estão em todos os estados e capitais, desenvolvendo atividades sócio-econômicas baseados em princípios como igualdade de gênero, acesso universal à educação, redução entre os extremos de pobreza e riqueza e a unidade entre os povos por meio da educação não formal e autônoma.

A Comunidade Bahá’í foi a primeira organização não-governamental formalmente acreditada junto às Nações Unidas, há cerca de 50 anos, apoiando todas as ações das Nações Unidas para o estabelecimento da paz mundial, tolerância e o entendimento entre os povos.

A religião tem com princípios, a unidade da humanidade, a livre e independente busca da verdade, a eliminação de todas as formas de preconceitos e discriminação, a igualdade de direitos e oportunidades para o homem e a mulher, a harmonia essencial entre a religião, a razão e a ciência, educação compulsória universal e a revelação divina e progressiva.

Apesar de ser uma religião persa, atualmente os bahais são alvo de perseguições no Irã, por ter um principio de igualdade entre os povos e principalmente entre homens e mulheres. A Fé Bahá'í não é reconhecida pelas autoridades políticas no país, que vêm em seus princípios revolucionários uma ameaça ao status quo.

Em São Paulo, a comemoração acontece, na sede local, com apresentações culturais e uma palestra sobre o Naw Rúz, com Luiz Henrique Beust.

Legenda da foto: Santuário onde está sepultado Bahá'u'lláh, fundador da fé Bahá'í
Crédito: Divulgação

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.