, , , ,

Virada Cultural, sem forró, no ano do centenário de Luiz Gonzaga?

14:11

Texto e arte : David C. Fugazza

E vem chegando mais uma edição da tão esperada Virada Cultural, esse ano, o mega evento acontece nos dias 5 e 6 de maio em diversos pontos da cidade de São Paulo. Serão aproximadamente 88 locais que na teoria deveriam levar a população um pouco mais de cultura de maneira gratuita.

Na prática, não é isso que acontece, ao ver a programação de 2012, vi algo realmente assustador, algo que me fez questionar quem são os responsáveis pela cultura em nosso país.

E não é necessária muita reflexão para supor que são pessoas que não conhecem nada de cultura e muito menos da cultura brasileira, pois é inadmissível que no ano do centenário do grande Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, não tenha um palco em sua homenagem.

É ainda mais absurdo pensar que no ano em que o “Velho Lua” completaria 100 anos, teremos apenas duas atrações de forró espalhadas pela cidade.

Nos anos anteriores foram montados palcos especiais para o ritmo nordestino. Durante todo evento milhares de pessoas se amontoavam para ver as atrações. Já em 2012, ano de extrema importância para a cultural brasileira, cometem esse erro que a meu ver é gravíssimo.

É triste olhar a programação e ver que teremos palcos para músicas africanas, românticas, sul americanas, femininas, piano, pista com DJs de diversos países, teatro, stand-up comedy e até cabaré, onde tocarão Rita Cadillac e Gretchen e não teremos um palco para a música nordestina. Até mesmo show da Beyoncé cover está na programação....

Não que os outros ritmos não mereçam, muito pelo contrário, mas de fato a nossa cultura deveria ser mais valorizada e priorizada.

Isso, além de mostrar um grande desconhecimento por porte das autoridades é um grande desrespeito com os nordestinos que vivem na terra da oportunidade.

Eu sei que os responsáveis não irão ler esse texto, que os jornais e os grandes jornalistas também não, mas fica aqui registrado o meu repúdio aos critérios usados pela organização e refaço as perguntas:

Quem são os responsáveis pela cultura do nosso país e como cometem um erro tão grave? Ou será que essas pessoas não consideram o forró como cultura???

Não vamos nos calar, quem sabe nossas vozes não ecoem por ai e aos responsáveis não voltem atrás. Afinal, somos brasileiros e não desistimos nunca.


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

5 comentários

  1. Não nos calaremos. Vamos promover um verdadeiro bombardeio cibernético e telefônico no ouvido da Secretaria de Cultura. Bora?

    ResponderExcluir
  2. É uma pena! O ano passado (2011) o forró foi bem debaixo de minha janela. Amei toda aquela gente postei até verso em homenagem a Luís Gonzaga; como ele não estava lá, valeu Dominguinhos!e Almir Sater? Meu Deus!
    Espero que no ano 2013, os responsáveis por esse mega evento tenham mais respeito e não deixem de lado o Forró. Reseito qualquer tipo de música. Sou eclética eo forró se harmoniza com muito lovor aos meus ouvidos!

    ResponderExcluir
  3. Respeito qualquer tipo de música. Sou eclética e o Forró se harmoniza com muito louvor aos meus ouvidos.

    (Correção ortográfica referente ao meu comentário anterior.)

    ResponderExcluir
  4. Foi merecedor de todas as críticas, por não existir um palco com o nosso FORRÓ, em 2011 no palco da Barão de Limneira, estiveram: Anastácia; Dominguinhos; Flávio José; Falamança; Almir Satter; Genival Lacerda; Banda de Pau e Corda e no SESC: Elba Ramalho e Quinteto Violado, foi uma péssima decisão esta dos organizadores desse grandioso evento. Mozeranildo Silva (Cortês-PE).

    ResponderExcluir

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.