, , ,

Feliz 1º de Dezembro

09:19

No calendário gregoriano, o ano novo é comemorado no dia 1º de Janeiro. Sabemos também que para outras culturas, como a chinesa, hindu,  islâmica e bahai, o ano novo é comemorado em outras datas dentro dos 365 dias. Eu comemoro o ano novo duas vezes.   

O dia primeiro de dezembro é uma data muito significativa para mim. É um dia de renascimento e de recomeço.

Primeiro Motivo

O primeiro motivo é o aniversário da minha mãe, aquela mulher guerreira, que tanto me inspira no dia a dia. Aquela mulher que sempre me ensinou a correr atrás dos meus sonhos e que sempre me apoiou independente do nível de loucura.

Quando eu resolvi passar 30 dias dentro de um ônibus com ovelha, trem que leva nome de morte, sem saber onde dormir, sem saber onde comer, sem conseguir me comunicar facilmente com a minha casa, com muito pouco dinheiro e sozinho, ela que falou vai!

Quando eu disse que queria realizar meu sonho e ir para Cuba, novamente com pouco dinheiro, sozinho, e sem saber o que seria da minha vida na volta, ela disse vai.

E quando no dia do seu aniversário, há cinco anos, eu disse que queria vir para São Paulo tentar a sorte, ela disse, vai!

Diante desses fatos é impossível não acreditar que ela estará ao meu lado sempre, independente de qual loucura será a próxima.

Mas também, o que esperar de uma mãe que com 72 anos ainda encontra força para tirar a bunda da cadeira e lutar tão bravamente pelo que ela acredita, depois de uma vida toda dedicada ao trabalho.

Quanto orgulho eu sinto ao ver sua imagem estampada à frente de um movimento  tão bonito, que orgulho eu sinto quando as pessoas demonstram o carinho que tem por ela e falam o quão importante ela é.

Defeito, todos temos, mas eles se tornam irrelevantes diante das ações que ela promove.  

Segundo Motivo

Outro fato importante nesta data foi a complicada cirurgia que minha sogra passou neste dia. Aliás, foi mais um motivo para eu deixar a minha mãe em São Carlos e rumar para a Terra da Garoa. A superação dela mexeu comigo e mostrou que precisamos aproveitar cada dia de nossa vida e agradecer por cada momento de vivemos.

Terceiro Motivo

O terceiro motivo acaba se linkando aos dois anteriores, pois foi o meu primeiro dia de retorno à São Paulo depois de 16 anos vivendo no interior.

Voltar para esta cidade, a paixão dos meus dois motivos anteriores, e que eu aprendi a gostar, mudou a minha vida. Aqui eu conheci a verdadeira noção de luta, de correr atrás, de não desistir e de superação.

Eu cheguei na cidade com apesar R$500, que havia guardado durante muitos meses, em moeda. Me lembro direitinho, decidi me mudar de manhã e logo em seguida fui trocar as moedas na farmácia.  

Aqui eu aprendi que muitas vezes precisamos dar dois passos para trás para dar cinco para frente.   Aqui eu soube com quem eu poderia contar e quem não faria parte da minha vida. Aqui eu aprendi a viver.

Apesar da loucura diária, posso dizer que mato um leão por dia e saio com a vitória todos os dias. Posso dizer que eu aprendi qual é o meu valor e que somente eu e aqueles que acompanham minha trajetória conseguem quantificar.

Foi aqui que eu aprendi a lidar com manhãs e tardes em trens abarrotados e dias caóticos de greve de transportes.  Foi aqui que aprendi o significado da frase “A Terra da oportunidade”.

Aqui eu trabalhei fora da minha área e até dobrar uniforme eu dobrei. Mas apesar de tudo, nunca perdi o foco de onde eu queria chegar. Nunca me desvalorizei por isso, pelo contrário, ganhei mais força. Aqui eu trabalhei como figurante de seriado de tv e aqui eu dei a volta por cima, voltei  a exercer minha grande paixão, o jornalismo e comecei outra paixão, a fotografia.

Muitas pessoas acham que sou otimista demais, feliz demais e que reclamo de menos. Muita gente acha que sou bonzinho demais, que ajudo demais e que muitas vezes sou bobo por isso. Mas a verdade é que me sinto bem assim e tentarei ser assim, até o final.

Por isso, hoje é dia de comemorar, dia de abraçar os familiares e amigos que estiveram do meu lado. Hoje é dia de dar um beijo bem grande na minha mãe e na minha sogra. É dia de abrir uma champagne, comemorar e esperar o próximo dia 1º .

Hoje é dia de agradecer também aqueles chefes que acreditaram no meu trabalho e que me ajudaram a ser quem sou hoje.

Obrigado aos amigos (familiares) que estiveram lado a lado nestes cinco anos de caminhada em São Paulo. E que venham mais décadas por ai.

Feliz 1º de Dezembro.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.