, , , ,

O dia em que nasceu meu desprezo pelo time da marginal sem número

12:06

Em uma conversa com um amigo qualquer:

-David, você não gosta do Corinthians, né?
-Não, eu não gosto do time da marginal sem número.
-Desde quando você tem este sentimento?
-Desde 1977.
-Nossa, mas você nasceu em 1981, como pode isso?
-Senta que eu te conto a origem disto. Pouquíssimas pessoas conhecem a história.  

O segundo jogo da final do campeonato paulista de 2017 acontece no próximo domingo (7), e este confronto, entre Ponte Preta e Corinthians, trouxe à tona o ano de 1977, quando as duas equipes se enfrentaram na disputa deste mesmo campeonato.

Durante estas duas semanas, o que mais se viu na imprensa foram reportagens especiais sobre os três jogos, que protagonizaram a decisão daquele ano.

Independente de toda polêmica que rolou naquela final, no dia 13 de outubro, dia do jogo decisivo, distante dalí, minha família chorava a perda de uma grande pessoa, minha querida vó.

O que foi um dia de muita euforia e alegria para milhares de torcedores de preto e branco que conquistavam um título após 23 anos de jejum, foi um dia de muita tristeza para a família Fugazza.

O desprezo pelo time da marginal sem número vem agora. Em êxtase pela vitória, estes torcedores não conseguiram manter o respeito e seguidamente tomaram atitudes desprezíveis contra a minha família.

Eu ainda não havia nascido, mas impossível não sentir uma certa raiva ao ouvir meu pai contar, que grupos de torcedores subiam e pulavam no carro funerário, em meio ao cortejo fúnebre de minha vó, e que eles estendiam a bandeira no carro, sem nenhum sinal de respeito. Pensa na minha raiva ao ouvir minhas tias contando, que estes torcedores passavam por elas,  abraçavam e as embrulhavam nas bandeiras, isso fora os gritos, rojões e etc.

Nesta época, até mesmo meus parentes que torcem para este time, passaram a sentir raiva desta torcida.

Hoje, meu sentimento por essa equipe não é de raiva e sim de desprezo, por toda falta de respeito com meus entes. Eu entendo que o futebol, muitas vezes, nos leva a fazer coisas impensáveis, mas não podemos nunca, ultrapassar os limites do respeito ao próximo.

PS. Quero deixar bem claro que esta postagem não tem objetivo de gerar mais ódio entre as torcidas, tenho diversos amigos que optaram torcer por este time, e, isso nunca influenciará nas minhas amizades.

O motivo deste texto é mostrar que existem histórias por trás desta rivalidade e que elas merecem ser contadas.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.