, , ,

Volta pra Cuba 16- Muros que contam histórias

15:58

O bloqueio de mais de meio século, que massacra o povo cubano também está estampado nas ruas. (Foto: David C. Fugazza)
Se você mora na cidade de São Paulo, ou conhece a Terra da Garoa, deve ter percebido que os muros são disputados entre pichadores, que buscam o topo mais alto ou simplesmente deixar sua marca, e os grafiteiros, que mostram um pouco da realidade do país através de desenhos ou frases. Os muros da capital paulista são atrações à parte, impossível não prestar atenção neles. Em Cuba, além dos muros, os outdoors vão além da realidade vivida por eles. Na ilha, esses muros são meios de comunicação, são como livros de história, que reforçam o sentimento de vitória do povo cubano.

Assim como São Paulo, é impossível não parar em frente a essas paredes para ler suas mensagens e tirar algumas fotos.

Sinto que os cubanos também usam esses meios para mostrar aos turistas o que eles não podem ver em seus portais de notícias, e muito menos em seus livros de história. 
Foto: David C. Fugazza
Na minha cabeça, os cubanos acordam para trabalhar, pensam nas suas dificuldades diárias, mas assim que olham aqueles muros, se lembram da sua história de luta e superação diante as dificuldades que eles encontram para tarefas que para o resto do mundo são feitas com tranquilidade, como comprar uma simples Coca-Cola, e devem se orgulhar disso.

, você encontrará muitas imagens sobre a revolução e seus trunfos, frases, fotos e desenhos dos revolucionários mais conhecidos como Che Guevara, Fidel Castro, Camilo Cienfuego e Raul Castro. Por todos os lugares existem mensagens do movimento 26 de Julio, no qual deu início à todo esse movimento revolucionário. E não poderiam faltar homenagens ao maior símbolo cubano, o herói Jose Marti. 

Nessas andanças por lá, vi diversos outdoores com imagens dos chamados 5 heróis cubanos, que foram presos pelos Estados Unidos por espionagem. A foto onde aparecem cinco homens comuns, sem vestimentas militares, sem caps e sem patentes, representa muito do espírito guerreiro desse povo, capaz de abrir mão de uma vida medíocre pelo bem de uma comunidade.


Cinco heróis cubanos, que ficaram presos nos Estados Unidos. (David. C Fugazza)
Geraldo Hernandez, Ramon Salazar, Antônio Gerrero, Fernandez Gonzalez e René Gonzalez saíram de Cuba como desertores do sistema, foram taxados por todos como traidores da nação, se tornaram a partir desse acontecimento uma grande vergonha para a familiares e amigos. Na verdade, eles evitaram a morte de muitos cubanos e turistas, pois com o seus trabalhos conseguiram evitar que muitos terroristas, ao mando de organizações cubanas em Miami, e que eram financiadas pelo país norte-americano, explodissem bombas em hotéis e pontos turísticos, simplesmente para que o medo fizesse com que os turistas deixassem de visitar a ilha, minando a principal fonte de entrada de dinheiro do país. 

Os últimos três heróis foram soltos pelos Estados Unidos, e esse talvez esse fato tenha sido o começo da reaproximação dos dois países após o embargo econômico imposto pelos americanos, em 1961.  O embargo também está nos muros, com mensagens do quão mal ele faz para o crescimento econômico e financeiro da Ilha.

Outro fato curioso que envolve o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, é a falta de bustos e estátuas dele nas cidades. Depois eu descobri que uma das primeiras leis do País, após o trunfo da revolução, foi a proibição da sua imagem e nome em ruas ou prédios públicos. 

Por essas e por outras, é muito importante, antes de embarcar para Cubaconhecer um pouco da sua história, ler sobre alguns heróis, sobre a revolução cubana, sobre o embargo e as relações entre Cuba e Estados Unidos.
Lema da União dos Jovens Comunistas. (David C. Fugazza)

E chegando na Ilha, caminhe e observe cada pedacinho dos muros, com certeza eles trarão muitas informações sobre aquele país ímpar.








VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.