, , , , , , , , , , , , , , , ,

Pré-Olímpico de vôlei feminino: Primeiro dia com vitórias fáceis de Peru e Brasil e virada da Venezuela sobre a Argentina

02:02


Fotos e texto: David C. Fugazza
Nessa quarta-feira (9), começou oficialmente, no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos, o Pré-Olímpico Sul-Americano de Vôlei feminino. O campeão desse torneio que reúne sete equipes, ganhará o direito de participar das Olimpíadas desse ano, em Londres.

No primeiro dia de competição, os resultados não foram tão surpreendentes, mas alguns placares elásticos e principalmente o nível técnico da equipe do Chile e do Uruguai me deixou bastante surpreso.

Mas, vamos falar primeiramente dos pontos positivos. O Brasil mostrou porque é o grande favorito para essa vaga, venceu sem o menor esforço a jovem equipe do Uruguai, por 3 sets a 0.  A equipe comandada por José Roberto Guimarães forçou o saque, não teve pena de “descer o braço” nos ataques e quando bloqueio precisou subir ele foi eficiente. É sem dúvida a melhor equipe da competição.



A superioridade foi tanta que as uruguaias marcaram em três sets, apenas 23 pontos, 10 deles através de erros brasileiros. Do outro lado, somente a meia de rede Adenízia marcou 11 pontos e foi a maior pontuadora da partida.



Em entrevista, o técnico brasileiro falou que a própria equipe transformou o jogo em uma partida fácil e elogiou a concentração de suas jogadoras.


Outra equipe que ganhou com facilidade, foi à seleção peruana que enfrentou uma grande rival, mas não das quadras e sim da sua história, o Chile.  A vitória de 3 sets a 0 deixou a equipe na liderança do seu grupo.

Dezenas de torcedores peruanos estiveram presentes no ginásio para apoiar sua seleção.  A estudante de Arequipa Frizzi San Roman confessou que realmente há uma grande rivalidade entre os dois países e  que ganhar do Chile  sempre tem um gostinho especial.

Os dois países já guerrearam, na ocasião, o Chile acabou tomando uma parte do território peruano com grandes minérios, inclusive a região do Atacama.

A partida mais equilibrada foi sem dúvida, entre as seleções da Venezuela e da Argentina, que chegou a vencer o primeiro set. Na volta, o técnico venezuelano, José David Suarez consertou a falha na defesa, o que dificultou o ataque argentino.

O destaque desse confronto, foi sem dúvida a jogadora venezuelana, Desiree Glod que nos três últimos sets foi decisiva para a vitória de seu país.

Torcida:
Um número bem reduzido compareceu as primeiras partidas do dia. O público começou a chegar mesmo para jogo do Brasil. As cadeiras estavam completamente lotadas, enquanto nas arquibancadas apenas um lado ficou cheio.

Jornalismo

Comunicadores dos maiores veículos de comunicação do Brasil estavam presentes nesse primeiro dia, mas apenas alguns desses acompanharam os dois primeiros jogos.

Geral:

O Brasil está muitos degraus acima das demais equipes, acredito que a única equipe que pode tentar alguma coisa frente ao Brasil é a Venezuela. Não posso descartar totalmente as seleções de Argentina e Peru, mas não acredito que possam dificultar. Vamos ver a Colômbia agora.

Algumas curiosidades dessa primeira rodada.

* O maior diferença de pontos aconteceu na partida Brasil e Uruguai, o time da casa fez 52 pontos a mais. O primeiro set do jogo terminou em 25 a 4 para as brasileiras.

* A maior pontuadora na rodada foi Venezuelana Desiree Glod que marcou 23 pontos, sendo dois de bloqueio, dois de saque e 19 de ataque.

* O Chile foi a única equipe que não marcou nenhum ponto de saque, enquanto o Uruguai marcou apenas um ponto nesse fundamento.  

* A Capitã uruguaia Paola Galusso foi destaque na partida não por sua atuação e sim pela sua forma física.


Jogos dessa quinta-feira (10)

Peru x Venezuela, jogam pela liderança do grupo B, às 13hs. Acredito que a Venezuela é favorita.

Argentina x Chile, as 15h30. Quem perder está desclassificado, a Argentina deve vencer com facilidade.

Brasil x Colômbia, às 18hs. Um jogo mais difícil do que o da estréia, mas Brasil deve vencer e confirmar a liderança do grupo A. 

Bloqueio brasileiro funcionou bem e foi responsável por 14 pontos

Peru não deu chances para o Chile e venceu fácil

Torcida peruana fez a festa no Milton Olaio




VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.