Forró, você sabe o que é? Tem certeza???

21:43


Olá amigos, depois de um tempo sem postar nada, estou de volta para falar um pouco mais sobre o nosso amado forró. Aliás, o que eu vou escrever agora deveria estar naquelas cartilhas do ensino básico, para que todos saberem.

Outro motivo desse meu texto de hoje é evitar algumas caras e bocas desnecessárias, que me deixa bravo.

Você deve estar se perguntando. Sobre o que ele está falando? Bom, vou começar a responder agora.

Qual amante do velho forró, vamos dizer, o mais tradicional (já que falar roots gera muita polêmica), aqueles das décadas de 50, 60, 70, assim como Ary Lobo, Gordurinha, Luiz Wanderley, não teve que aturar alguém fazendo careta quando você disse que gostava de forró?

Quantas pessoas que não são do forró acham que o ritmo não é popular? Acham que o ritmo é de velho?

Esse é o motivo do meu post, diversas vezes tive vontade de subir em um palco só para dizer para algumas pessoas o que é o forró e não a história de como começou ou a origem do nome e sim o que ele representa para todos nós.

Bom, primeiramente, eu diria que forró, não são aqueles bailes onde a terceira idade vai dançar e fica mexendo os esqueletos em círculos, por todo salão.

Forró não é um tecladinho e uma bateria no fundo. Forró é triângulo, é zabumba e é principalmente sanfona, lógico que com suas variações de instrumento, seja um agogô, pandeiro, tuba, entre outros.

Segundo, forró, não é coisa de velho, quem está por dentro do movimento, sabe que a grande maioria das pessoas são jovens, algumas ainda estudantes, outras já exercendo uma profissão, mas sempre alegres, mesmo porque a idade está na nossa alma. (Como diz a música do Chaves “Existem jovens de 80 e tantos anos e também velhos de apenas 26”).

Se você não gosta das vozes que cantam esses sons antigos é só ouvir a nova geração, Trio Dona Zefa, Trio Juriti, Trio Alvorada, Meketrefe, Diego Oliveira, Mestrinho, entre outros milhares de trios novos que representam muito bem a bandeira.

Se as pessoas soubessem ou procurassem saber como é o ambiente do forró, a vibe do forró, elas pensariam diferentes.

O forró é o melhor meio de socialização possível, é a única balada que dá para ir sozinho e de quebra voltar com um monte de amigo. Não tem aquela frase, nunca fiz amigos bebendo leite? Eu também não, mas indo ao forró fiz vários e que fazem a diferença.

Não é porque o forró não toca nessas baladinhas de puts puts, não é porque o forró não está na mídia que significa que seja brega.

Sim, as músicas são antigas, mas e daí? Só por isso, você vai ficar olhando com essa cara de espanto quando ouve sair dos auto-falantes do meu carro, um Luiz Gonzaga e não funk ou um axé?

Essas pessoas não sabem e não valorizam a verdadeira cultura brasileira. Eu sinceramente não conheço um ritmo mais tupiniquim do que o forró. Sem contar a diversidade de letras. É amor, é seca, são casos engraçados, já vi até mesmo forró que falasse de Jesus.

Mais uma comparação que me deixa revoltado é quando acham que forró é Calcinha Preta, Dejavú entre outras bandas. Quando isso acontece, principalmente nos programas de televisão, eu tenho vontade de entrar no aparelho e ler esse texto para o apresentador.

É por essas e por outras, que há alguns anos, para lançar o nosso forró na mídia, o apelidaram de universitário e é por isso, que eu defendo que os amantes do ritmo passem a chamar somente de “Pé de Serra”, pois o nome forró já está muito mal influenciado e como diriam os economistas, sujo na praça.

Outra coisa que me deixa assim, são as pessoas que ao me ver curtindo forró, ajudando a organizar, ou tocando triângulo, me perguntam se eu sou nordestino.

Nada contra ser ou não ou nordestinos, mas só nordestino ouve forró? Lógico que não!!!!

Bom, acho que é isso, se você se identificou, pode passar para as pessoas que não são do forró.... e tem mais, odeio quando alguém do nordeste subestima o meu gosto, só porque eu nasci em São Paulo.

Como sempre espero que todos possam opinar concordando ou discordando, mas sempre com argumentos.

Fuii!!!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

12 comentários

  1. Curti concordo e digo mais: Infelizmente no nordeste esse bom e velho FORRÓ PÉ DE SERRA já não é tão bem visto quanto aqui no sul, exceto em epoca de festas juninas e OLHE LÁ.

    abraços e parabens pelo post.

    SAUDADE DE ITAUNASSSSS

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mais uma vez...
    Tirando td que costumamos ouvir de pessoas que não entende,
    eu não me canso de dizer: ‘’sou forrozeira ‘’
    Já não me explico mais, porque quem sente interesse de conhecer,
    aprender ou mesmo entender o que se passa nessa alegria que agente transmite...
    acaba por se informar , ou ir em algum forró pé de serra pra ver ...
    O que só nos resta fazer é receber de braços abertos...

    ResponderExcluir
  3. "Mais uma comparação que me deixa revoltado é quando acham que forró é Calcinha Preta, Dejavú entre outras bandas."

    Isso me mata também...

    Muito bom artigo David, representando o bom forró. Muito obrigado por estar junto com as meninas, me ensinando o que é forró de verdade, e criando bons companheiros.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, inclusive, ele remete a muitas reflexões que venho fazendo a um pouco mais de um ano, desde que comecei a frequentar o forró. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. As pessoas são de natureza preguiçosa e buscam o que é simples que é a primeira vista o mais conveniente, porém quando decidem, consciente ou inconsciente, pelo melhor que o mundo tem a oferecer percebem que a delicia está no complexo , e na musica não é diferente...a mente precisa trabalhar para entender o forró, a combinação perfeita do triangulo, zabumba e triangulo com vozes fora do padrão de doçura a qual os ouvidos são conquistados de primeira, uma combinação perfeita de sons que não precisa de explicação para ser bom, não precisa de detalhes para ser complexo, ROOTS é o original, mais conhecido como sem frescura e isso faz com que muitas vezes mesmo ouvindo o verdadeiro pé de serra as pessoas não se apaixonem por ele, mas quando o coração domina a mente e o esforço dela é submetido energia que leva os corpos a se entregam ao ritmo...ai sim o entendimento perde a razão e a gente simplesmente sente! Se todo sentisse a musica e parasse de prestar atenção nessas besteiras musicadas que rolam atualmente, com toda certeza se não se apaixonassem pelo forró, ao menos tratariam com toda honra e respeito...por isso quem consegue sentir deve se sentir privilegiado!!!! EU SINTO!!!!!

    Seu que era só pra comentar o texto, mas essa declaração me escapuliuuuu....rs
    Texto inspirador....parabéns

    ResponderExcluir
  6. Olá Chaves,
    perfeitos dizeres, concordo plenamente com td o que disse e acrescento: " sou forrozeiro, graça a Deus, amo o forró pé de serra, LUIZ GONZAGA, JACKSON DO PANDEIRO, TRIO JUAZEIRO e mais uma infinidade de músicos forrozeiros, incluindo os mais novose ótimos, por sinal: MEKETREFE, QUINTETO DONA ZAÍRA, TRIO DONA ZEFA, TRIO SINHÁ FLOR e mtos outros, graças a Deus e que surjam mais e mais...Ah, outro comentário: veja só vc.....acredita que eu mandei fazer uma camiseta, faz um tempinho já, justamentew com o desenho postado do trio, rsrs, mto legal qdo vi, nem comecei aler o texto e já me identifiquei. PARABÉNS, continue divulgando nosso AMADO forró pé de serra.
    Roger Lucas, forrozeiro do interiorrrrrrrrrr paulista (Bauru). Abraços e saudações forrozeiras.

    ResponderExcluir
  7. Queridos Forrozeiros (as), como sempre não posso deixar de compartilhar os meus pensamentos. O texto do Chaves reflete muito bem o preconceito e/ou o desconhecimento de muitas pessoas em relação ao forró pé de serra. Eu mesmo já recebi esses olhares, essas perguntas se sou nordestino (pq ouço forró ou uso sandália de couro). E antes, eu ficava puto da vida...mas hoje em dia não esquento muito mais a cabeça. Atualmente as pessoas gostam do que está na moda e de coisas descartáveis...hj em dia falta sensibilidade nas pessoas (para perceber as letras das músicas e senti-las próximas). Pensem aqui comigo, muita gente atualmente não se espanta mais com os atos de violência que vemos todos os dias na tv, nas escolas, em casa....vc acha que essas mesmas pessoas teriam a sensibilidade necessária p/ entender as músicas antigas e o forró pé de serra ? (acho difícil).

    ResponderExcluir
  8. Curti bastante o texto. Mas acho que o termo "pé-de-serra" ainda não representa o forró que curtimos, pois pode-se dizer que há diversas vertentes de pé-de-serra. Prefiro o termo "forró de raiz".

    ResponderExcluir
  9. Meu grande amigo David to contigo. como vc falou: (O forró é o melhor meio de socialização possível, é a única balada que dá para ir sozinho e de quebra voltar com um monte de amigo). oq eu Cleiton curto tb é: convidamos uma gata pra dançar não sabemos o nome, de onde é se dança ou não, ao final da música sim já estamos mais próximos e assim rola um papo dahora. Conhecemos muita gente sempre e vários estilos de dançar tb cada um curtindo o som ao seu modo. E os festivais então q coisa linda não me lembro de me emocionar
    com outros estilos musicais como no meu "forró Pé de Serra" lembro dos 3 do nordeste no carnaroots me pego olhando pro lado e segurando o choro pela emoção q me contagiou e vejo homens, mulheres e amigos chorando e sinto uma energia maravilhosa e caio no choro tb, a cada dia q passa amo mais tudo isso, sonho e espero rever os amigos q nesses quase 12 anos de forró Pé de Serra eu conquistei.

    Continue assim meu amigo David levando conhecimento e informação do nosso "forró Pé de Serra" para os q já conhecem, os q não, q venham conhecer... garanto q a sua vida vai mudar.


    "Forró pra mim é tudo. Vida Minha, minha vida, e por toda vida vai ser desse jeito!"
    Saudoso MESTRE ZINHO

    ResponderExcluir
  10. Meu grande amigo David to contigo. como vc falou: (O forró é o melhor meio de socialização possível, é a única balada que dá para ir sozinho e de quebra voltar com um monte de amigo). oq eu Cleiton curto tb é: convidamos uma gata pra dançar não sabemos o nome, de onde é se dança ou não, ao final da música sim já estamos mais próximos e assim rola um papo dahora. Conhecemos muita gente sempre e vários estilos de dançar tb cada um curtindo o som ao seu modo. E os festivais então q coisa linda não me lembro de me emocionar
    com outros estilos musicais como no meu "forró Pé de Serra" lembro dos 3 do nordeste no carnaroots me pego olhando pro lado e segurando o choro pela emoção q me contagiou e vejo homens, mulheres e amigos chorando e sinto uma energia maravilhosa e caio no choro tb, a cada dia q passa amo mais tudo isso, sonho e espero rever os amigos q nesses quase 12 anos de forró Pé de Serra eu conquistei.

    Continue assim meu amigo David levando conhecimento e informação do nosso "forró Pé de Serra" para os q já conhecem, os q não, q venham conhecer... garanto q a sua vida vai mudar.


    "Forró pra mim é tudo. Vida Minha, minha vida, e por toda vida vai ser desse jeito!"
    Saudoso MESTRE ZINHO

    ResponderExcluir
  11. Chavito sempre brilhante em suas explanações desta vez não posso deixar de comentar.

    Eu cansei de fazer o discurso, galera temos que nos organizar, não da para ficar do jeito que esta somos uma nova geração praticamente um novo seguimento, em lugar algum vc vê casais dançando como nós, hora colado hora girando, misturando ritimos, cada qual com suas particularidades, com pitadas de regionalismo e o mais importante de curtindo em paz, pode perguntar para os organizadores de eventos, a incidência e conflitos em forró é praticamente ZERO, assim como dito no texto forrozeiros colecionam amigos, mais vamos ao ponto crucial, Se vc chega em um rokeiro e pergunta, o que vc curte ele responde “ROCK” se chaga em um metaleiro “METAL” em um sertanejo “SERTANEJO” e assim para todos seguimentos musicais, a não ser o Sampa que também sofreu uma distorção para o Pagode, nem vou entrar em detalhes pois o assunto aqui é FORRÓ palavra de 5 letras assim com SAMBA mais completamente indefinida quando pesquisada, De uma olhada na definição de Forró no Dicionário Michaelis um dos mais conhecidos no mundo! “ for.ró
    sm pop (red de forrobodó) Baile popular; arrasta-pé; baile ou festança de baixa categoria.”
    Bonita né!

    Vou tentar ser mais breve mais a ponte é no mundo informatizado tudo tem um marca um TAG e como uma tatuagem que uma vez aferida uma pessoa ou objeto será atribuída e uma serie de seguimentos. A comparação com a tatuagem que todos imaginem a seguinte situação, vc vai a um tatuador e pede para ele escrever paz e amor em chinês no seu braço, vc conhece um descende de chineses e al conhecer seu avós, ele dizem que no seu braço esta escrito “Pessoa de Baixa categoria” o que vc faz ???

    Uma opção e cobrir a tatto com outra, fazer uma cirurgia de remoção, viajar no tempo e participar de criação da origem da nação chinesa e tornar o hieróglifo mais amável, ou toda vez que perguntarem o que esta escrito vc contar sua triste história.

    Finalizando eu entendo o que é forró mais não tenho meios de explicar para todo mundo qual a minha história com o forró e de todos diferentes seguimentos.

    O termo Forró Pé-de-serra me agrada, e também já esta bem popular e disseminado na mídias mais o forró hoje esta no pé da calçada.

    O Forró de Raiz para mim e a melhor definição, desde que seja clara sua definição para todos assim com “Progessive Rock”, “HEVIMETAL”, etc.

    Mais vamos abandonar o “Forró” que nosso mestre criou com todo carinho? A meu ver mudando a definição Forró para algo que o mundo veja com melhores junto estaremos mudando também a definição do estilo musical que algumas bandas com mulheres de Langerri, Tecladistas amadores e letras vulgares.

    Na minha tatu quero escrito “ Forrózeiro de Raiz assim com mestre Lua ensinou, quem não sabe o que é isso me pergunte por favor”

    E vcs vão tatuar o que ??

    ResponderExcluir
  12. Poxa David, gostei do post, e vc tem muita razão pois o forró é um sentimento antigo que foi perdendo sua identidade aos poucos e infelizmente a mídia conseguiu distorcer o verdadeiro ritmo do Forró Pé de Serra, com algo focado para o Sertanejo, e fazendo deste, o centro das atenções na Mídia.. Ainda bem que existe nós minoria hj porém o Forró é o um dos primeiros e um dos melhores ritmos do mundo, tocado somente na originalidade dos três intrumentos!!!
    parabéns Pelo Post..

    ResponderExcluir

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.