Forró para ser copiado!!

00:54

Ogalera

Depois de um bom tempo postando algumas fotos de futebol, volto a escrever sobre o Forró Pé de Serra. Atualmente, estão surgindo diversas conversas, principalmente nas mídias sociais sobre a valorização do nosso forrozinho.


Espero que tenham saco para ler até o final e quem sabe opinar e passar para os amigos. Deixando claro que não estou ganhando nada para isso.... (rs)

Primeiramente, vou deixar bem claro minha posição sobre isso e depois vou ao ponto principal do meu post. Mesmo contrariando a lógica jornalística.

Bom, eu acho que nosso forró está assim, caído e concentrado entre poucas pessoas, por uma desvalorização geral, tanto músicos que aceitam fazer shows, em troca de convites e em troca de migalhas. Tanto por parte dos forrozeiros, que não tem coragem de pagar R$ 5 em um cd para ajudar um trio e gastam horrores com bebida, por exemplo. E também os produtores e donos de casa, que contratam muitas vezes trios meia boca para pagar menos, ou as vezes oferecem um cachê muito a baixo do que vale.

Mas eu não estou aqui para falar sobre o que eu penso em relação a isso e sim para parabenizar quem está ao meu ver no caminho correto.

Em nosso interior paulista existe uma grande dificuldade de colocar o forró para frente, tanto é, que poucas cidades oferecem forro semanalmente para os amantes.

Mas nem por isso, o interior deixa de produzir grandes incentivadores do estilo criado. Depois dos nossos amigos do Trio Dona Zefa de Campinas, darem um show de profissionalismo é a vez dos outros amigos, agora do Quinteto Dona Zaíra, que mesmo sem vencer o festival de Itaúnas, em 2009 fez o que muito trio vencedor deixou de fazer, ao invés de se acomodar eles correram atrás e buscaram a evolução.

Entrando no site desse Trio (de cinco), vejo o quão profissionais eles estão. É possível ver uma grande interação com o público, através do uso continuo de redes sociais e do uso da mídia escrita, falada e televisiva. Além disso existe uma busca e uma pesquisa do que há de melhor do forró, para mostrar em seus shows. Eles produzem vídeos e fazem projetos sociais, é realmente digno de vários Parabéns.

Há poucas semanas eles fizeram uma torne no Recife, mostrando que no sudeste existe forró de verdade. Há poucas semanas também estão divulgado trechos da gravação do novo cd, com participação de Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Enock Virgulino.

Na minha simples opnião, uma das bandas mais profissionais do País. E essa atitude deveria ser copiada por outros trios sem medo, parabenizados e valorizados pelos forrozeiros, músicos e produtores.

Para finalizar, outro ponto que me deixa muito feliz, é que eles estão fazendo isso e usando o nome forró, mostrando para quem não conhece que forró, não é coisa de velho, que forró é música boa, diferentemente de muitos que nem citam que são do forró.

Bom, é isso ae, é isso que penso e estou aberto á criticas, elogios e á ouvir a opinião de todos, deixando claro, que isso não é uma generalização.

Abraços e Viva o Forró Pé de Serra e quem tiver dúvida, entre no site deles e confira . http://www.donazaira.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

11 comentários

  1. É isso aí, concordo perfeitamente com o que o chaves disse sobre a qualidade deste grupo, realmente mostram que o forró não é coisa antiga, além de levarem para o resto do brasil o forró que existe no sudeste. Faço parte da equipe NeticomBrasil - Agência Web, que construiu o site deles, e realmente, o quesito de interatividade foi algo que eles valorizaram de mais, o que expressa exatamente a atualidade de um quinteto, que leva cultura e tradição a todo resto do Brasil. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Chaves!
    Sempre colaborando e contribuindo para levantar a nossa bandeira do Forró Pé de Serra.
    Meus parabéns também ao Dona Zaíra pelo excelente profissionalismo e qualidade musical.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo Chaves, o que as vezes me dá a impressão é que muitas pessoas só sabem falar, tem medo do crescimento, estão contentes com o pouco e não querem chegar ao muito, o contrário das bandas citadas. Esta mais que apoiado.

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa parte ''Quinteto Dona Zaíra, que mesmo sem vencer o festival de Itaúnas, em 2009 fez o que muito trio vencedor deixou de fazer, ao invés de se acomodar eles correram atrás e buscaram a evolução''. Porque qndo estamos no topo não conseguimos ver que uma hora os 15 minutos de fama vai acabar e ai oque sobra? Sobra um grupo de faz a mesma coisa por anos seguidos só pq uma vez lá tráz ganhou um prémio ¬¬ . Tudo tem que evoluir e nada acontece se ficamos no mesmo lugar.

    ResponderExcluir
  5. Chaves meu querido! Vc falou tudo! Não há o que acrescentar! Apoiadíssimo! Vamos divulgar galera!
    Cada um fazendo sua parte funciona muito bem!
    beijos
    Juh Vampira (Vix)

    ResponderExcluir
  6. Agradeço á todos que "perderam" um pouquinho do seu tempo para ler esse texto. Continuem opinando sempre!!!!

    ResponderExcluir
  7. Sabias interpretações e belas palavras e ideias irmao. E voce sabe disso porque conversamos sobre seu post quando tinha acabado de escrever!!
    Aproveitando seu senso critico apurado e como voce disse estar aberto á criticas, elogios e á ouvir a opinião de todos, deixando claro, que isso não é uma generalização. Coloco uma questao para reflexão, será que é um forró a ser copiado ou um forró pra ser referenciado?
    Digo isso porque pensando aqui o Dona Zaira esta se destacando justamente por nao copiar e sim por inovar, misturar e criar. E sim com referencias fundamentadas em pesquisas da historia do nosso Forró Pé de Serra, na sua imensidao de riquezas culturais e musicais. O poder de criação e o processo de criação na arte, me parece que se da pela inovação e pelo estado de movimento perante a propria arte e perante as tradições culturais e as tendencias culturais. Essa é a minha humilde opiniao e como o Chaves, estou aberto pra dialogar qualquer tipo de colocação. E so forró tambem estiver aberto atraves da gente, só tem a crescer e a evolui, porque vamos cuidar muito bem do que amamos. Viva os neologismos artisticos e a criação de novas linguagens musicais desvinculadas da industria cultural. Vaaaaaaaaaai Zaíraaaa!!! E Parabens mais uma vez pelo post e pela iniciativa Chaves, meu jornalista preferido!!!

    ResponderExcluir
  8. Ixi garela, quem escreveu o post acima foi eu...rs...tava logado com outro login. Foi Mals, Groove'inn era uma banda de Samba Rock que eu tocava. Um xero a todos!!!

    O que achou Chaves do problema de interpretação que poder dado por utilizar a palavra copiar dentro da expressão: "Forró para ser copiado!!"?

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vez um brilhante postagem nossas amigos do Dona Zaira estão de parabéns, eu já cansei e fazer o discurso da união faz a força o negocio e botar a mão na massa dentro em breve se Meu São Luiz Gonzaga nos abençoar em Araras vai acontecer um grande evento da valorização da cultura nordestina e popular, mais como minha avó dizia “não conte com o ovo no ** ca galinha” principalmente quando se trata de poder publico. Mais vamo que vamo viva o forró pé de Serra!!!! E parabéns chavito!!!

    ResponderExcluir

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.