Um pedacinho da Bolívia em São Paulo

20:26


Esse final de semana pude conhecer um local que estava com vontade de visitar, desde que voltei do meu mochilão pela Bolívia e Peru, em fevereiro de 2007.

Esse cantinho Boliviano na Capital Paulista fica na praça que leva o nome de Kantuta, que também é o nome de um grupo de dança folclórica boliviana.

Kantuta é o nome de uma flor que leva a cor da bandeira da Bolívia, vermelho, amarelo e verde.

Como eu estaria sozinho no domingo à tarde, resolvi pegar o metro e ir. Desci na estação Armênia e caminhei pela Rua Pedro Vicente, no bairro do Peri.

No caminho, vi uma galera meio nada a ver e fiquei com um pouco de receio, mas depois de andar mais alguns metros comecei a ouvir pessoas com fisionomia indígena falando espanhol, pensei “Estou no lugar certo”, e continuei andando.

Chegando na praça, vi muitas barraquinhas, cada uma trazia um pouco do país do presidente Evo Morales, seja no artesanato, seja na música, ou seja, na culinária.

Realmente nessa hora o sentimento de saudade somente aumentou e a vontade de voltar a esse país cresceu como nunca.

Depois de ver um pouco dos artesanatos, por sinal achei bem fraquinho, pelo que vi na própria Bolívia, depois de ver a galera aglomerando para comprar cd e dvd de Reggaeton e Cumbia fui comer, pois era hora do almoço.

Primeiro pedi uma Salteña de pollo, ou se preferirem, Frango, o recheio tinha um molho muito forte, depois de morder minha mão ficou cheio desse molho.

Mas não havia outra maneira de matar a saudade da minha viagem se não fosse comendo o que fez parte das minhas refeições diárias, o Pollo com Papas fritas (frango com batata frita). Infelizmente não tinha peito e ai resolvi trocar o pollo por carne suína (um tipo de torresmo), que por sinal estava uma delicia, acompanhada pela batata frita com muito óleo, tipicamente boliviano, só não tomei uma Inka cola, porque é muito ruim. Não posso esquecer do chocolate Sublime, que é realmente gostoso.

Após minha alimentação, vi bolivianos criando caso com um cara q estava filmando a feira e conversei com uma boliviana de Santa Cruz que estava aqui no Brasil há cinco meses. Havia uma barraca da Aerosul, uma companhia aérea que me fez passar por um grande stress em Santa Cruz de La Sierra, aproveitei para contar meu caso para a mulher da barraca que deu risada e fez um monte de pergunta sobre minha viagem.

Depois, fui dar mais uma voltinha e resolvi ir embora, deixando para trás aqueles irmãos sulamericanos que vêem para o Brasil imaginando ter uma vida melhor, assim como milhares e brasileiros vão para os Estados Unidos. Por isso vemos muitas vezes notícias de bolivianos que são explorados em confecções do Centro de São Paulo.

O legal é que eles têm até um jornal, onde ficam sabendo notícias da Bolívia, são até que organizados, oferecem cursos de português e de esportes para bolivianos. Ainda vi uma igreja adventista, onde o culto era em espanhol.

Para quem tiver curiosidade em conhecer um pouco da cultura dos bolivianos, vale muito a pena visitar essa feira, eu aprovo.

Todos os domingos, das 11h às 19h, na praça Kantuta - altura do no 625 da rua Pedro Vicente, bairro do Pari, São Paulo (SP).
Como chegar: de transporte público, desça na estação Armênia do metrô, saída para a rua Pedro Vicente. A praça da Kantuta está a 700 metros. De carro, vá pela Avenida Cruzeiro do Sul, sentido bairro, e vire à direita na rua Pedro Vicente.


Ps. A foto de abertura é de uma boliviana na pequena cidade de Tarabuco, nas proximidades de Sucre, na Bolívia.

Ps 2: Fotos: David C. Fugazza

A bandeira da Bolívia, em La Paz

A folha de coca, algo sagrado na Bolívia

Papas fritas com carne suína que comi


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

2 comentários

  1. Legal que voce gostou da feira!
    Te aconselho que se voce for outra vez,experimente a chicha de maní ou o mocochinchi,pra não ter que ficar sem tomar nada,hehe

    ResponderExcluir
  2. Valeu Chaves, show de bola...

    Att.,
    http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

    Profº Netto, F. A.

    ResponderExcluir

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.