, , , , ,

Se essa moda pega

14:52


Mais uma final de libertadores em pauta, mais uma final envolvendo um time brasileiro.  Depois de São Paulo, por seis vezes, Palmeiras, Santos, Cruzeiro e Grêmio, por quatro vezes, Internacional por três vezes e Flamengo, Vasco, Fluminense, Atlético Paranaense e São Caetano uma vez, o Corinthians, que comemorou seu centenário há dois anos, finalmente chega a sua primeira final, no torneio mais importante da América do Sul.
Algumas dessas finais são realmente inesquecíveis e não só as que o meu time chegou. Teve final, como por exemplo, Palmeiras x Boca e Santos x Boca, que eu me lembro como se fosse hoje.
Todos os times que até hoje chegaram a essa fase da competição, tem algum rival de expressão nacional. A única exceção talvez seja o São Caetano.
Mas, então, qual a diferença de todas essas finais para a de 2012?
Esse ano está acontecendo algo que eu não tinha visto nas outras, ou então não havia percebido. Em todas as finais que eu acompanhei principalmente as do meu time de coração, a maior prioridade dos torcedores foi comemorar o título (lógico quando o time venceu).
Dessa vez, eu vejo um novo fenômeno. Os torcedores corintianos aderiram a uma campanha, onde todos os adversários são antis e parece que eles estão mais satisfeitos em poder mostrar para os rivais, do que comemorar a façanha do seu time.
E isso vem acontecendo em todos os jogos. Logo após cada vitória, é possível ver uma enxurrada de mensagem para os rivais, nas redes sociais. Muitas vezes, antes mesmo de comemorar a vitória é possível ver: “Chupa, não sei quem lá”, Chupa antis”, etc.
E tem mais essa, agora eles acham que o mundo inteiro está conspirando contra eles. O Brasil todo contra eles. Oh Dó!!
Mas, amigos que torcem para times que já estiveram na final, ou admiradores de futebol, eu pergunto. Qual equipe nunca passou por isso?
Aliás, eles se gabam por serem os fiéis, dizem que vivem de Corinthians, falam que todos são antis, mas eu duvido que nas finais envolvendo São Paulo, Palmeiras, Santos e os outros cariocas, eles não secaram, não foram, os “antis”, que eles tanto pregam.
Deixo a pergunta, aos leitores corintianos. Palmeiras, São Paulo ou Santos foram Brasil para vocês, nas respectivas finais? Aliás, tem diversas fotos deles com camisa do Boca etc.
Resolvi escrever isso, não por desdém, inveja ou qualquer outra coisa do tipo. Escrevo porque ficou chato e cansativo essa velha ladainha. Eles precisam saber que em todas as torcidas tem aqueles super fanáticos, aqueles modinhas (que só vão na final) e aqueles que se preocupam mais com o rival do que com o próprio time.
Só espero que se na próxima semana vocês conquistarem o título, comemorem por vocês e não para mostrar ao adversário. E se perderem, saibam que a gozação dos adversários será normal, pois é isso que os rivais fazem.
Esse papo me faz lembrar das três conquistas do São Paulo Futebol Clube. Nossa, mesmo com pouca idade, nas duas primeiras, me lembro de cada detalhe dos jogos e da minha comemoração. Nesses jogos, em momento algum me lembrei dos rivais, eu só queria extravasar minha alegria, com amigos e familiares.


Bom, é isso. Espero que se houver alguma discussão que seja feita com argumentos e respeito. 


FOTO: Internet

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

6 comentários

  1. Eu não gosto de Corinthiano que fica mais preocupado em falar dos outros que comemorar a própria alegria.

    Agora, não há como negar a comoção nacional em torno disso. É muito diferente um torcedor secar um terceiro título do São Paulo, que é "só mais um", do que um "anti" secar o principal motivo de gozação que tem contra os corinthianos.

    Não dá pra colocar tudo no mesmo balaio. Simplesmente não dá!

    Quinta que vem será um alívio tão grande, pra um lado ou pra outro, que só o que veremos serão piadinhas ironizando os torcedores rivais. Independente do resultado. E nisso sim, todos os torcedores se parecem.

    ResponderExcluir
  2. vc esqueceu de falar que essa repercusão e toda essa rivalidade que se fez no facebook de antis vs corinthians e etc... se deve principalmente ao FACEBOOK.... que permite aos usuarios postar uma unica mensagem e fazer com que todos leiam. Secar o time alheio sempre existiu... mas... era apenas divulgado entre grupos de amigos no trabalho, no colegio, e afins. Com as redes sociais isso mudou. Nao me venha com ladainhas que isso foi a torcida do Corinthians que começou. Ou vc vai ter a capacidade de dizer q qndo o SP ganhou a libertadores vc nao entrou no seu MSN na época, e trocou o seu nick pra CHUPA... CAMPEAO E BLA BLA??
    Logo... na minha opinião, esse post não tem sentido. Parece mais um post de um torcedor (secador no momento, como ja fui, e como serei na final da copa do brasil por exemplo) que está irritado com a situação... gozação... brincadeiras ou seja la oq vc viu ou leu que te encomodou tanto. A rivalidade sempre existiu e sempre existirá, assim como as brincadeiras.
    Talvez no futuro, lancem uma rede social onde ao invés de posts escritos, seja possível deixar mensagens de voz... sei la... e vc vai ouvir chingos, piadinhas e provocações.... ao invés de lê-las. Isso nunca acabará... e não se restringe a somente uma torcida. Reveja seus conceitos =).

    ResponderExcluir
  3. Olá Yuri

    Primeiramente agradeço pela sua contribuição. Meu objetivo com esse texto é realmente saber como tudo isso começou e saber se não é possível fazer diferente.

    Não vou negar, que vou torcer para um fracasso corintiano na próxima semana, mas o que me deixa mais indignado são duas coisas, nas quais você não respondeu.

    1- (dois exemplos)Seu time acaba de se classificar para a final da Libertadores, um dos seus adversários foi eliminado da Copa do Brasil. O correto seria, vc comemorar sua conquista, depois, se sobrasse tempos dava uma zoadinha básica. Vi muitos corintianos zoando o São Paulo ao invés de comemorar a vitória.

    Seu time empata se classifica para a final da Libertadores e ao invés de você comemorar a classificação, você posta, Chupa Antis... Aff...

    2- O corintiano tem mania de achar que todos o odeiam, que está todo mundo secando, que ele é o mais fiel, que ele é o apaixonado e o melhor de todos. E não é bem assim, tem corintiano modinha, tem corintiano apaixonado, tem corintiano que se preocupa mais com outros times, tem corintiano que quer saber só do seu time. Assim como todas as torcidas.

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa. O que me deixa irritado é que o corintiano fala tanto de Anti, mas ele é o que mais pratica essa nova "moda".

    Gozação, brincadeira eu deixo isso para depois que eu comemoro as minhas conquistas. Comemorar a vitória vem muito antes de zoar o adversário. E deveria ser uma lei, já que o corintiano só vive de Corinthians..

    Lógico que depois que passa a euforia tem que zoar mesmo, quando está na roda de amigos, tem que zoar mesmo, mas ai é um outro momento.

    ResponderExcluir
  5. Pois é,ODEIO O CORINTHIANS! Mas sempre deixe claro que,com esse time viria o título. Teremos que aguentar. Não estou torcendo mas confesso que,se me levarem ao Pacaembu quarta feira não terei como não entrar 'na donda dos caras'. Falou tudo no post! Se perder,é pq os 'anti' torceu contra,se ganhar,'chupa nois'!

    ResponderExcluir

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.