, , , , ,

Torcidas Organizadas, a visão de um jornalista apaixonado

14:06



Olá caros leitores do meu blog, há tempos não postava nada, mas depois da briga envolvendo novamente torcidas organizadas e após os milhares de comentários de todos os lados, resolvi apresentar a minha visão sobre esse assunto.

Acredito estar preparado para falar sobre isso, pois fui membro de uma organizada por um bom tempo. Mas deixo claro que minha função aqui não é falar sobre uma organizada especificamente, nem defender e muito menos acusar as mesmas. Eu apenas quero colocar meu ponto de vista como amante do futebol e jornalista.

Vou contar um pouco, sobre como eu conheci uma torcida organizada. O ano era 1994, o São Paulo estava no auge e como estava próximo do Natal minha mãe (acreditem ou não) me deu de presente a filiação. Meu primeiro jogo foi a final da Copa São Paulo de Jr. Pela minha pouca idade fui acompanhado por meus pais, que pularam, giraram a camisa e tomaram chuva cantando o hino do meu time. Foi paixão a primeira vista e depois daquele dia estádio de futebol nunca mais seria o mesmo para mim.

Essa paixão que ainda carrego comigo era a mesma que dominava milhares de pessoas e que as fazia lotar o estádio do Morumbi que em dia de clássico era dividido ao meio. Esse amor pelas cores do seu time instigava ainda mais a torcida a vencer a guerra, mas não a guerra nas ruas e sim a de quem fazia a festa mais bonita.

As organizadas eram realmente o décimo segundo jogador do time. Em semana de clássico a diretoria se reunia e os outros torcedores ficavam ansiosos para saber qual seria a surpresa para aumentar a festa. Poderia ser um bandeirão novo, ou uma faixa nova entre outras coisas sempre criativas.

Claro que a gente cantava música de briga, que xingava a outra torcida, mas o mais importante era ir embora dali, com a vitória do seu time ou pelo menos com a sensação de dever cumprido ao apoiar os 90 minutos.

Lógico, você deve estar achando esse relato bem romântico né? E pode ser que seja assim minha visão.

Brigas? Lógico que existiam, mas como praticamente não existia internet, celulares e rádios, as confusões ficavam em segundo plano. Caso, as torcidas se encontrassem ai era difícil conter a confusão.

Hoje, com uma frequência infinitamente menor, vou ao estádio com o mesmo foco, torcer e incentivar meu time, mas vejo que para muitos a intenção é outra. As torcidas (até mesmo por proibições idiotas das autoridades) hoje fazem uma festa muito mais apagada. Muitos membros nem mesmo querem saber do jogo estão mais interessados em saber como vai ser a famosa “pista”.

Com esse novo perfil de torcedor, as organizadas levam fama de baderneiras, bandidas e arruaceiras, principalmente pelo fato de mortes e brigas estarem sempre estampadas nas capas dos jornais.

Esses mesmos torcedores se sentem injustiçados e questionam porque essa mesma mídia não fala dos projetos sociais que as mesmas fazem. Isso não é mentira, mas todos nós sabemos que o que dá audiência e que vende jornal é sangue.

Por outro lado, se não houvessem brigas, confusões generalizadas e mortes também não haveria notícia sobre isso.

Com esse novo cenário que assusta a todos e que segundo muitos jornalistas afasta o torcedor comum dos estádios, as autoridades se sentem na obrigação de mostrar serviço á sociedade e muitas vezes tomam atitudes precipitadas (pelo menos ao meu ver)

Uma das mais questionadas é a proibição das organizadas nos estádios. Primeiramente as torcidas são as principais responsáveis pela festa. De fato, se não fossem elas, seria chato ver o jogo, seria como assistir em casa.

Outro ponto importante para abordar é que as torcidas não são faixas, instrumentos ou bandeiras. As organizadas são pessoas que se conhecem, que sempre se encontram em um lugar e em todos os jogos se assistem no mesmo setor do estádio.

Do lado de fora, se não houver uniformização será muito mais difícil saber quem são as pessoas envolvidas e dessa forma aplicar as punições necessárias. Punições essas que não são feitas aqui no Brasil, mesmo para aqueles que bebem e depois matam no trânsito e muito menos para os políticos quem roubam os brasileiros.

Com certeza, depois da morte desses dois palmeirenses vão acabar prendendo alguém, assim como prenderam em outras ocasiões pessoas que muitas vezes, ou na maioria das vezes nem foram o autores dos disparos. Somente para tentar dar uma “resposta” a sociedade.

Um amigo postou uma frase, que eu achei perfeita e traduz em poucas palavras o que eu quero dizer. “O Assassino do palmeirense pode frenquentar estádios normalmente, só não pode ir com a camisa da torcida”. Devemos punir as pessoas e não as agremiações.

E tem mais, a violência está inserida na sociedade, podemos ver isso em todos os lugares e em vários ambientes. Quantas brigas e mortes já presenciamos no trânsito diariamente (mesmo que seja pela TV), e as mortes e brigas nas baladas, até mesmo nas mais “bem frequentas”. Uma coisa é fato: O ser humano quando está em turma sempre fica mais valente.

Uma frase muito usada por alguns membros de organizada é a de que “está na chuva é para se molhar” e no fundo não é mentira, pois grande parte das pessoas que acabaram falecendo sabiam muito bem onde estavam se metendo e quais eram os riscos.

Mas, mesmo com esse conhecimento é uma pena ver jovens se matando por um motivo tão banal. O mais triste é pensar que aquele cara que você vai dar uma paulada poderia ser um amigo seu de faculdade, ou até mesmo de trabalho.

Por isso, o meu sonho um dia é ver as organizadas usando essa paixão pelo seu time em nome de um país melhor. Continuando a fazer os seus trabalhos sociais e levando a massa para protestar contra corrupção, aumentos abusivos etc.

E que pessoas parem de morrer e que famílias deixem de sofrer por causa de futebol e por causa de uma rivalidade que deve permanecer apenas durante o jogo e de forma descontraída.

Que o futebol não seja acompanhada pelo ódio e que essa guerra termine, pois o inimigo não é aquele que veste a camisa do time adversário e sim aquele que é eleito para ajudar o povo e apenas se favorece do poder.


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

7 comentários

  1. Eu concordo em praticamente tudo. Só não faço essa relação tão estreita entre esse tipo de conflito e a rivalidade futebolística. O fato de reunirem-se em nome de um time de futebol é só o pretexto, e existiria outro se não fosse isso.

    Você citou aí realidades da personalidade humana que são globais, valem em qualquer lugar do mundo.Só que no Brasil a receita é ainda mais explosiva, associada a falta de educação, cultura e ineficiência do estado.

    Eu não me lembro de organizadas existindo apenas para torcer e abrilhantar a festa do esporte - embora concorde com você que sejam únicos e essenciais nisso. Desde que me conheço por torcedor que vejo a postura violenta dos torcedores organizados. Mas é o que venho dizendo desde Domingo: acabar com torcida organizada esperando conter a violência é o mesmo que "varrer" viciados da cracolândia esperando resolver o dilema das drogas. Ineficaz. Ineficiente. E covarde. Medidas meramente políticas, carregadas de um viés que levamos duas décadas para nos livrarmos. E estamos regredindo.

    ResponderExcluir
  2. Por isso, o meu sonho um dia é ver as organizadas usando essa paixão pelo seu time em nome de um país melhor. Continuando a fazer os seus trabalhos sociais e levando a massa para protestar contra corrupção, aumentos abusivos etc.
    Queria que isso acontecesse um dia varios na obr ja falaram isso mais falar e nao fazer é o mesmo que se esconder !!

    ResponderExcluir
  3. Te entendo, Chaves. É triste ver uma paixão nossa ser usada para o mal. O que importa é Mas concordo com amigo aí de cima - varrer para debaixo do tapete não adianta. Enquanto não houver algo que conscientize as pessoas, que as ensine, desde pequenas, as consequências horríveis da violência, continuarão surgindo ogros que brigam por futebol, religião, território, mulher ou simplesmente por nada...

    ResponderExcluir
  4. (até mesmo por proibições idiotas das autoridades), depois de tudo que aconteceu no clássico , a sociedade esperava uma resposta das autoridades , eu achei valida uma suspenção, e você ? como é proibição idiotas das autoridades ? pq sabemos que ñ é valido acabar ou tentar proibir , pq acaba ficando bem pior , sem saber quem esta na PISTA ! mais seria muito triste depois de brigas , tiros e mortes , as torcidas envolvidas estarem na arquibancada fazendo festa ! no mais eu tbm vivo torcida organizada a pouco mais de 15 anos e o sentimento por uma torcida acaba sendo bem maior que o clube !!! FANATISMO PURO !

    ResponderExcluir
  5. SEM PALAVRAS O TEXTO FALA POR SI SÓ O QUE DEVERIA SER E O QUE OS HIPOCRITAS NÃO CONSEGUE ENXERGAR!!!!




    muito facil se sensibilizar com uma morte, dificil é conter a vontade de fazer o mal para o outro!!!




    muito facil fazer maldade aos outros, dificil é aceitar maldades aos seus!!!




    sem maldade não entendam errado o que vou dizer....




    porem em todos os casos vejo nego dizer: fulano fez isso, me vinguei, fulano não é santo "como se nós fossemos", mais nunca vi ninguem dizer porra eu errei, não se auto acusar e sim apenas refletir no que fez, será que valeu a pena ???




    será que é isso que sou ???




    será que isso que quero ser ???




    porem a verdade é nua e crua, a culpa é de uma sociedade cega o que ao menos finge não ver, pois num pais corrupto onde a violencia faz parte do seu dia a dia onde vs simplesmente sai para trabalhar e não sabe se volta, não sabe se volta e encontra seus entes bem, que culpa tem o "TORCEDOR" de fazer parte da violencia gratuita imposta por uma sociedade mesquinha, suja, corrupta e BURRA, pois o exemplo vem de cima se houvesse mais educação o BRASIL seria um pais melhor, e sabe porque não existe mais EDUCAÇÃO porque os politicos não querem, pois uma massa burra se torna marionete, ENTÃO SENHORES POLITICOS, DIRIGENTES, MINISTERIO PUBLICO E POLICIA MILITAR, não se sintam herois punindo um todo por atos de alguns pois a cada jovem morto seja no crime no transito na balada ou EM UMA BRIGA DE TORCIDAS, as mãos de vocês engravatados tbm sujam de sangue pela sua ganancia e falta de compromisso com a sociedade!!!




    aos membros do blog peço desculpa de meu desabafo, porém já que estão de olho em redes sociais espero que leiam isso tbm e se sintam culpados!!!

    ResponderExcluir
  6. o texto ñ fala que cada um tem a sua vida e faz com ela o que quizer !

    quem vive torcida organizada sabe onde esta se metendo , se tiver coragem de seguir em frente que siga ,,, eu vivo e ñ deixo de viver e pode ter certeza que muitos pensa assim tbm !!!

    FANATISMO PURO !bem maior que o clube ... por isso que existe briga e violencia irmão !!!

    ResponderExcluir

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.