, ,

Evolução do Forró Pé de Serra

12:30




Se você um dia gostou de Falamansa, Circulado, entre outros, não se sinta constrangido ou muito menos envergonhado por isso.

Pelo contrario, sinta-se feliz, pois é sinal que você está evoluindo no forró. Hoje a tendência é um som mais raiz. O tradicional forró pé de serra está de volta , como diz Scurinho do Trio Juriti, está comandando.

Ao som da Sanfona, Zabumba e um Triangulo, encontramos o velho e autentico forró, criado pelo mestre Luiz Gonzaga. E por que não colocar um cavaco ou um pandeiro para fazer um gostoso forró sambado?

Na mesma época em que essas bandas enchiam o palco de instrumentos, as pessoas dançavam um forró diferente. Com milhares de giros, piruetas e todo tipo de acrobacia. Não posso negar que quando comecei a gostar de forró era fascinado por isso, mas tudo bem - eu estava começando e não conhecia nada.

Essa tal evolução do forró teve reflexo nas pistas e no modo de dançar dos forrozeiros, hoje o lance é dançar com sentimento. Dançar sentindo a batida dos instrumentos, dançar coladinho, batendo coração com coração. De olhos fechados, a música te transporta para outro mundo.

Mas isso não quer dizer que você não está arriscado a tomar uma cotovelada ou um pontapé de alguém que goste desse tipo de dança. No forró não existe certo ou errado, mas bom senso nunca é de mais e querer fazer acrobacia em um ambiente cheio e apertado é um pouco de egoísmo ou muito exibicionismo.

Quem não gosta de ouvir o Rei do Baião Gonzagão, ou a rainha do xaxado: Marines, Edson Duarte, Mestre Zinho, Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda, Dominguinhos, Trio Juazeiro, Trio Nordestino, Trio Forrozão, Trio Xamego e os clássicos Azulão, Ary Lobo, Assissão, Benício Guimarães, João Silva, Messias de Holanda, Trio Mossoró, Tororo do Rojão?

Poderíamos fazer uma lista enorme de trios, compositores e intérpretes que representaram e ainda representam o verdadeiro forró pé de serra. É uma pena que a maioria desses nomes estão ficando velhos e outros até já estão tocando no céu. Será que o forró um dia vai morrer?

A minha resposta é clara, rápida, simples e direta: não!

Graças a Deus, cada vez mais nossa juventude vem levantando a bandeira do forró pé de serra e a representando muito bem.Como não citar Trio Dona Zefa, Trio Juriti, Meketrefe, Araçá, Alvorada e os mais novos: Trio Dona Flor, Trio Raiz, entre muitos outros, que mesmo sem ter suas músicas vinculadas em rádios ou televisão, correm atrás do que acreditam.

Se você não conhece nenhum desses nomes, é melhor se preocupar ou procurar saber quem são, pois esse são os nomes do verdadeiro forró pé de serra que está dominando e, se depender de nós, vai dominar por muito tempo.

Viva o Autentico Forró Pé De Serra !!!!!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

6 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo... só que dançar coladinho, sentindo coração com coração, é bom, preferencialmente, com quem a gente gosta! Há muita gente sacana que se aproveita do "forró com sentimento" e fica arroxando todo mundo!!! Nessas horas, prefiro dar mil giros, cotoveladas e pisões em todo mundo, do que ficar sendo abusada pelos arroxadores de plantão!

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu gostei muito do seu blog. Ele é muito bom.

    Parabéns!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu texto... e acho que as pessoas precisam primeiramente conhecer a raiz, a origem de onde tudo começou para poder apreciar da maneira mais gostosa todo esse nosso forró pé de serra que tanto gostamos!!

    Um beijo .. e mto forró sepre!

    ResponderExcluir
  5. simplesmente...dimais!!!

    tah de parabens meu amigo!!!

    ResponderExcluir
  6. simplesmente...dimais!!!

    tah de parabens meu amigo!!!

    ResponderExcluir

Subscribe and Follow

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.