Destaque,
felipe dick,
Planejamento Financeiro,
preguiça,
sonhos
10 passos para atingir seus sonhos usando a preguiça a seu favor!
17:18. |
Por Felipe Dick
Todos nós temos diversos sonhos que queremos realizar! Seja uma viagem, a compra de um carro, de uma casa, fazer algum curso, ter uma família, dar uma boa condição aos filhos, etc. E todos eles custam dinheiro!
Todos nós temos diversos sonhos que queremos realizar! Seja uma viagem, a compra de um carro, de uma casa, fazer algum curso, ter uma família, dar uma boa condição aos filhos, etc. E todos eles custam dinheiro!
Um dos meus trabalhos como planejador financeiro é ajudar as pessoas a atingirem seus sonhos e projetos de vida, através de diversas ferramentas como planejamento, investimento e mudanças de comportamentos financeiros.
Se você acha que eu vou falar aqui como você pode cortar o cafezinho, o fast food, a cerveja, a balinha, você está errado. Eles até podem trazer resultado mas cortar o chamado “prazer imediato” é extremamente desafiador e te deixará insatisfeito com sua vida em algum momento. Você deixaria de comer pizza por vários meses por que quer economizar para uma viagem?
Talvez você até consiga por um tempo, mas precisará de uma vontade e engajamento enorme a todo momento para assegurar que não fará concessões e, em algum momento dessa trajetória, provavelmente se frustrará. E estou aqui para te dizer que existem outras maneiras mais eficientes para você conseguir fazer isso!
Eu vou te falar como você pode usar a psicologia e a preguiça a seu favor. Sim, a preguiça. Afinal, nós e nosso cérebro, naturalmente, buscamos conservar a energia e usá-la de maneira inteligente para atividades que realmente requerem nosso esforço.
Estar 100% atento e consciente simplesmente não é normal. Imagine se você tivesse que estar 100% do tempo sabendo tudo o que você faz ao dirigir, por exemplo?
Ter que pensar em tudo o que você está fazendo a todo momento, como pisar no acelerador, trocar a marcha do carro, etc.
Estudos mostram que as pessoas que aplicaram técnicas similares conseguiram aumentar a capacidade de poupar em 73%. Então vamos aos 10 passos para você alcançar mais facilmente seus objetivos!
Primeiro passo: Defina 3 objetivos que você queira realizar! Pode ser qualquer coisa, desde uma viagem, a compra de um carro, um imóvel, um curso, a independência financeira.
Segundo passo: Assegure que é algo que você tem paixão. Para isso, dê uma nota de 1 a 10! Se ela não estiver acima de 9, troque o objetivo e volte ao passo 1!
Terceiro passo: dê um nome criativo para o objetivo! Adicione paixão e animação ao nome. Em vez de “meta para viagem”, por exemplo, que tal um nome que possa chamar a sua atenção e gerar mais engajamento. Que tal em vez de projeto viagem para Disney chamar de “Projeto Mickey” ou um nome que simbolize algo importante para você! Seja criativo!
Quarto passo: use uma referência de data que você quer alcançar o objetivo. Seja sua idade, o ano, etc. Isso vai dar mais especificidade ao objetivo. Temos então, por exemplo, “Projeto Mickey 2021”!
Quinto passo: Crie uma imagem. Para isso, novamente seja criativo! Tire uma foto, imprima imagens, faça uma representação visual, desenhos, use palavras-chaves. Monte um quadro que representa esse projeto!
Sexto passo: Fixe essa imagem em algum lugar aonde você mora que você veja todo dia! Dessa maneira, o seu subconsciente irá te lembrar todo dia desse objetivo, te ajudará a ter mais foco e mais motivação!
Sétimo passo: periodicamente (se possível, todo dia) olhe para a imagem e vivencie a experiência de estar realizando o sonho por alguns minutos. Se imagine lá! O que você vê, o que está sentindo, com quem você está, como está o tempo, qual o cheiro que está sentindo? Quanto mais rico em detalhe, melhor!
Oitavo passo: Crie sub-contas e/ou investimentos com nomes específicos para esses investimento. Alguns bancos permitem criar subcontas com nomes específicos. Caso isso não seja possível, coloque esse dinheiro em aplicações financeiras específicas para esse fim e faça o controle manualmente via planilha e controle orçamentário. Dar o nome fará com que você tenha mais conexão com esse investimento e evitará “assaltar” esse investimento para usar para outras coisas. Qual a chance de você sacar o dinheiro da conta “Projeto Mickey 2021” para comer uma pizza?
Nono passo: Chegamos ao passo da preguiça! Automatize! Defina um valor mensal para realizar as aplicações e faça transferências automáticas! Se você não fizer isso, pode ser que algum mês você esqueça ou use o dinheiro para outra coisa, algo que naquele momento você vai falar que é “importante”! Mas sejamos realistas, não é realmente importante! Como já disse mais acima, nós tendemos a ir em direção a preguiça e ao ócio, então eventualmente em algumas situações, podemos não estar 100% engajados a esse objetivo. Por que não deixar a tecnologia trabalhar a seu favor e fazer esse trabalho para você?
Antes que você perceba, você esquecerá desses aportes recorrentes. Além disso, caso você queira cancelar esse aporte você precisará fazer um esforço adicional! Será que você realmente se dará todo esse trabalho para se auto-sabotar? Use a preguiça a seu favor!
Décimo passo: Fale para alguma pessoa que você tem muita confiança (um amigo, esposa, familiar) sobre seu objetivos e sua estratégia. Compartilhar com outras pessoas gera um compromisso pessoal e maior engajamento. Isso serve para qualquer objetivo! Quer perder peso? Nada melhor que contar para um amigo ou familiar sua meta de emagrecimento. Você evitará passar por uma “vergonha social” de não cumprir a promessa!
Com essa estratégia, você gera um compromisso mensal e naturalmente irá ajustar seu estilo de vida com a nova realidade. Além disso, evitará de você ver um dinheiro em conta e usar para itens supérfluos.
Que tal começar hoje? O melhor dia para começar foi ontem, mas o segundo melhor é hoje! Quer chegar mais perto dos seus sonhos? Venha bater um papo comigo que vou te ajudar, começando pela reserva de emergência. O primeiro papo é grátis, agende via perfil do instagram dickfinancas ou pelo e-mail dick.financeiro@gmail.com
0 comentários