Em tempos de ataques à cultura, onde secretários fazem discursos com referências nazistas e artistas precisam lançar manifestos internacionais, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), mais especificamente o programa Triturando, presta um desserviço para a cultura brasileira, em especial à Música Popular Brasileira (MPB).
Durante o programa exibido na tarde da última quinta-feira (14), os apresentadores Chris Flores, Lívia Andrade, Mara Maravilha e Gabriel Cartolano demonstram sua total ignorância e falta de respeito com nossos artistas e passaram alguns minutos caçoando do cantor Agostinho dos Santos, que fez sucesso durante os anos 50, 60 e 70, quando faleceu após um trágico acidente de avião, em Paris, após turnê pela Europa.
Após apresentarem Agostinho do Santos interpretando a canção “Se Todos Fossem Igual a Você”, de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, Lívia Andrade, em tom de deboche e ironia, usou o espaço para comparar o artista com o humorista do programa “Os Trapalhões”.
“Eu não consegui prestar atenção na música, porque eu olhei a cara do cidadão e só lembrei do Zacarias. Eu trituro”, disse entre gargalhadas.
Mara Maravilha também não fez diferente e apenas acompanhou a parceira de programa nas ofensas ao músico.
“Que Zacarias, esse ai é Liminha (assistente de palco da emissora) quando era novo, só mudou de nome”, falou.
Gabriel Cartolano também triturou Agostinho e em tom de desprezo e desconhecimento falou. “Ah, não gostei não, tritura, muito lento”, disse.
Não, “triturar” grades colaboradores da nossa cultura brasileira não é engraçado, ali´s, o que aconteceu neste programa foi um ato de covardia, uma vez que o cantor não pode nem se defender do desrespeito sofrido
Vale lembrar que Agostinho de Santos, além de ganhar diversos Discos de Ouro, também venceu prêmios, assim como o de melhor cantor de Música Popular Brasileira, em 1973. O cantor também participou do Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova Yorke, em 62, além de outros feitos.
O Neto de Agostinho dos Santos, o compositor e cavaquinista Thiago dos Santos, usou suas redes sociais para criticar a postura dos apresentadores e pediu mais respeito.
“Esse programa prestou um desserviço à memória do meu avô. Não podem tratar assim os grandes artistas e esmagar nossa cultura dessa maneira. Minha família, a cultura brasileira e a MPB precisam ser tratadas com mais respeito. Agostinho dos Santos foi uma das maiores vozes da MPB”, desabafou.
Bom, não é de hoje que a emissora comandada por Silvio Santos dá bola fora e não é à toa que este programa segue em baixa no Ibope. Quem sabe eles tenham um pouco de dignidade e humildade e se retratem.
Foto: Divulgação
9 comentários
Vamos torcer para que programas produzidos e apresentados por gente ignorante, saiam do ar com a maior brevidade. Que morram por inanição. Falar um A sobre Agostinho dos Santos é um sacrilégio contra a nossa música.
ResponderExcluirEstamos na torcida por uma televisão aberta de mais qualidade e que valorize os seus talentos, seja ela da nova ou da antiga geração.
ExcluirObrigado pela participação.
Abraços.
Infelizmente somos tachados de um povo sem memória, e com razão. Hoje temos em nossas mãos a facilidade da pesquisa digital e assim conhecermos a biografia e a história de pessoas célebres. Sugiro que assim o façam, antes de debochar publicamente sobre um grandes nomes que ajudaram a enaltecer o nosso País.
ResponderExcluirApós 47 anos de sua morte, eu sei e ainda me lembro quem foi o grande Agostinho dos Santos e suas músicas tão magistralmente interpretadas por ele, ainda me emocionam !! Quanto a essas tais de chris flores, livia andrade, mara maravilha (maravilha ??) que seguramente, caso as conhecesse, serviriam como inspiração para Chico Buarque escrever a música Folhetim, e esse tal de gabriel cartolano, quem são mesmo ? Os nomes estão escritos propositalmente em letras minúsculas para que combinem com o seu caráter !! Daqui a uns meses quem se lembrará deles ?
ResponderExcluirEssa galera tem que falar m,para tentar alguma atração para o tal programa,que eu nunca assisti,pois não agrega valor cultural nenhum,ao contrário, só faz desserviço. Abraços!
ResponderExcluirPois é, canalzinho de tevê de quinta categoria, repleto de boçais e ignorantes, gente burra mesmo, se presta para passar atestado de imbecilidade e baixo nível. Lamentável.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAgostinho dos Santos, além de ser uma das maiores vozes masculinas da canção brasileira, foi responsável por inscrever três músicas do grande Milton Nascimento, em 1967, no II Festival Internacional da Canção: as clássicas "Travessia" e "Morro Velho", e "Maria, minha fé" (que foi interpretada e defendida pelo próprio Agostinho dos Santos). É triste saber que essas figuras, sem nenhum conhecimento musical e sem nenhum alinhamento com a cultura, tenham espaço para proferir tamanha ignorância e tanta verborragia, com total desrespeito a Agostinho dos Santos, um artista renomado e de enorme importância para o nosso cancioneiro. Lamentável!
ResponderExcluirEssas pessoas não conhecem Agostinho dos Santos por não serem capazes de pelo menos pesquisar, antes de sair falando merda na tv. De fato, são tão pouca coisa, que nem os conheço, e saem por ai falando de artistas que não ouviram falar por causa de sua ignorância sobre MPB. Pobres coitados.
ResponderExcluir