No dia 3 de agosto de 2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que o skate faria parte do programa olímpico de 2020, que depois, por conta da pandemia de coronavírus, foi transferido para 2021. Desse dia em diante, muito se discutiu sobre o futuro do carrinho e suas necessidades, além dos ganhos e prejuízos para o skate, que para muitos não é considerado um esporte.
Ainda neste ambiente, muito se especulou da necessidade de investimento por parte do poder público, seja através de construção de novas pistas ou no treinamento e incentivo de “atletas”, e das consequências de um crescimento desenfreado do skate com tanta visibilidade.
Em paralelo com esse momento e na contra mão da ideia de competição, skatistas, cansados de esperar por pistas públicas nas periferias de São Paulo, começaram a ocupar espaços públicos como quadras de esportes e até debaixo de viadutos que, no passado recente, eram proibidos para eles.
O skate voltava ao seu lugar de origem, as ruas!
Além de usar espaços que se encontravam abandonados pelos governantes e por frequentadores, os skatistas se uniram e começaram a construir pistas com as próprias mãos e os próprios recursos.
Podemos citar alguns exemplos bem emblemáticos na capital paulista, como a Prafinha, a Praça Dina, embaixo do Viaduto Pompéia, a Ponte Laguna, a Quadra da Espraiada e a Quadrinha da 99.
Não é difícil encontrar os skatistas fazendo convocação de vaquinhas e metendo, literalmente, a mão na massa!
O mais legal é que esses locais estão em constantes transformações, sempre com novos obstáculos e de braços abertos para receber novos frequentadores, desde que tenham muito respeito e humildade ao local e aos desbravadores.
Para quem quiser ajudar esses movimentos, basta ir até esses locais e trocar ideia com os skatistas. As redes sociais podem ajudar a estreitar os laços, os movimentos contam com perfis no Instagram.
Confira endereço e perfil dos locais
Prafinha : @asrpskate
Rua Ministro Nélson Hungria, 554 - Vila Tramontano- Zona Sul - SP
Praça Dina
Rua Luís Correia de Melo, 168 - Santo Amaro, Zona Sul- SP
Quadra Espraiada - @quadrespra
Rua Lacônia, 268 - Vila Alexandria, São Paulo - SP, 04634-050
Quadra da 99- @99plaza
Praça Tuney Arantes - Jardim Anhanguera, São Paulo - SP, 04675-040
Viaduto Pompéia
Ponte Laguna -
E para quem não conhece, existe também a Ruativa @ruativa, que é um coletivo de skatistas que constroe obstáculos em diversas áreas da cidade. Para conhecer mais, leia a entrevista que fizemos com eles.
Além das construções, esses movimentos incentivam na preservação do local, principalmente referente ao lixo gerado e ao barulho!
Conhece outro pico assim? Escreve ai nos comentários para que mais pessoas possam conhecer!
N o dia 3 de agosto de 2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que o skate faria parte do programa olímpico de 2020, que depois...