Dança dos Famosos,
domingo,
Fausto Silva. dança de salão
Faustão,suas danças e o total desrespeito com a arte
12:54
O desrespeito com a cultura nacional deve realmente estar na
moda. Após o esquecimento do forró na Virada Cultural e algumas declarações da
apresentadora Regina Casé, me deparei nesses
dois últimos finais de semana com a tal Dança dos Famosos, no programa Domingão
do Faustão. Por se tratar de um ritmo que eu adoro (forró), resolvi assistir, mas, confesso que seu eu soubesse que passaria tanta raiva teria mudado de canal.
Infelizmente, o que eles mostraram foi um forró que não
existe. Um forró dançado ao som de sertanejo universitário, um forró onde a
prioridade é mostrar passos aéreos exibicionistas, onde o casal praticamente não dança junto e quando se aproxima é para fazer passos obscenos ou com beijos.
Todos sabem que uma das características do forró é dançar
juntinho, lógico fazer um giro ou outro é normal e bom por sinal, mas daí,
fazer do forró um verdadeiro Circo de Soleil é de mais.
Isso sem falar das músicas escolhidas, para que colocar “Assim
você mata o papai”, quando temos grandes nomes, como Luiz Gonzaga e Jackson do
Pandeiro? É uma completa falta de respeito ou de conhecimento com a arte mesmo.
Se fugirmos um pouco do âmbito forró, podemos mostrar o
completo desrespeito com a dança de salão e uma gigantesca falta de ética e
profissionalismo das tais professoras.
A relação entre professor e aluno, deve ser sempre o mais
profissional possível, pelo menos em frente as câmeras, pois ali eles
(professores) e estão mostrando o seu trabalho. Fora do palco a vida é de cada
um.
A imagem que está sendo passada para milhares de pessoas é
que para dançar a dois é necessário ter aquele envolvimento todo, ou como eles
mesmos dizem, ter aquela “química”, que mais parece safadeza de quem está
procurando se beneficiar da posição e do ambiente.
Quantos homens e mulheres que “deixam” seus companheiros
fazerem aula de dança de salão, vão pensar diferente ao ver todo aquele
envolvimento entre aluno e professor? Pois essa é a imagem que o programa está
passando.
Mas, eu ainda não sei o que é pior, ver profissionais (que
devem ser super gabaritados), fazendo esse papelão ou ver os grandes jurados
técnicos falando tanta abobrinha e deixando de expressar comentários
relevantes, “Como forró se dança junto”.
Bom, só sei que esse quadro tinha tudo para ser um grande incentivador das danças, mas conseguiram transformá-lo nessa palhaçada.
Gostaria de ouvir algumas opiniões, principalmente de quem vive da dança, ou que ama essa arte.
9 comentários
Concordo.. Não é que eu seja contra os giros e floreios, mas atualmente as pessoas passam mais tempo dançando separados do que juntos. E isso é inadmissível!
ResponderExcluirDeclarei minha indignação num post também - http://francisalisson.com.br/47-forro-se-danca-junto .
Mais da mesma choradeira!!!!
ResponderExcluirDarei minha visão de mero espectador eventual (muito eventual mesmo) e de leigo na dança:
ResponderExcluirEu nunca vejo aquilo como a dança tradicional, mas como uma coisa a parte. É como um esporte. Aliás, há o esporte "dança de salão", né? Nele, alguns movimentos são obrigatórios até.. E é muito diferente do que se dança tradicionalmente.
Claro que isso não exime a emissora de culpa, afinal, ainda que eu faça essa separação (que nem sei se deveria existir de fato), a grande maioria não deve fazer.
Estão passando a informação errada. Mas isso há tempos deixou de ser o foco da emissora - e as outras são até piores nisso. Haja visto os programas esportivos, que são tratados como entretenimento, segundo eles mesmo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa minha opinião é puro exibicionismo em rede nacional... e o pior que é essa a "qualidade" que os brasileiros recebem em seus momentos de lazer... o nível é péssimo, mas pergunta se alguém liga na TV Cultura que também é canal aberto???? A maioria está tão mal acostumada a esse tipo de programação que não acrescenta em nada...ligam seus televisores automaticamente e não questionam se vale a pena ou não. É uma pena mesmo que a mídia esteja tão empobrecida desse jeito. Pelo poder que ela tem, deveria desenvolver a cultura em massa e não essa alienação nacional. Sei que existem diversas formas de cultura, mas acredito que as pessoas mereçam conhecer outras formas delas.
ResponderExcluirInfelizmente hj a música sertaneja difunde em forró....algumas canções são dançantes,mas nada como o bom e velho forro,onde a sanfona e o triangulo são protagonistas!
ResponderExcluirBom gostaria de dar a minha opinião como 1 pessoa que faz dança de salao desde os 8 anos,hoje em dia eu dou aulas aqui em ssa,tenho 14 anos que danço.Gostaria de dizer que realmente acho um desrespeito total o tipo de musica colocada pra se dançar as coreografias,sao musicas que nao retratam a cultura nordestina,com uma letra pobre,apenas sao colocadas por que estao na midia e a globo só mostra o que vende rsrs ..é realmente um desrespeito com Luiz Gonzaga e no ano do centenario dele. Sobre as coreografias tenho a dizer que o que é mostrado ali é algo absolutamente normal para o mundo da dança de salao em geral,as coreografias sao daqueles jeito mesmo,passos espalhafatosos,pegadas(movimentos aereos) e pouca dança junta,forro de dança de salao é assim. Eu comecei dançando desse jeito e aos poucos fui mudando meu estilo totalmente por nao gostar de dançar com os passos exagerados e por entender que a raiz do forro é dançar colado a parceira,porém logo devo dizer aqui que nenhum passo do forro,nenhum,absolutamente nenhum é do forro em si,se fossemos pegar como o matuto do sertao dança(dança é super simples e sem rodopios,apenas dois pra la e dois pra ca) viriamos que é completamente diferente do que a dança de hoje,seja em qualquer estilo,a roots(passos de perna),forro estilizado,universitario,forro de academia,enfim,o fato é que a dança de salao foi acrescentando passos no forro,os passos vieram da salsa,do soltinho,tbm chamado de swing americano e introduzidos no forro....O forro que eu danço hj em dia,o roots tem influencias grandes de outras danças principalmente o samba e o tango,devido as sacadas de perna que sao chamadas de chutes. Tem um tempo atras que eu estava discutindo em 1 grupo do face de dança de salao,sobre o forro de raiz,posso falar pra vcss com clareza total : O FORRO É DISCRIMINADO,ensinam por ensinar e por que vai dar gente e eles vao ganhar dinheiro e ponto,nao procuram saber nada,conhecer musicas,artistas,nada,ensinam nas aulas da seguinte forma : existe o xote e o baião somente,ou seja musica lenta é xote,musica rápida é baiao...hahahaha...a discussão rendeu muuuito por que eu falei q eles eram muito superficiais musicalmente flnd rs,nao sabiam que nao se define assim,que na zabumba se toca xote,baiao,forro,xaxado,coco,maracatu,rojao enfim,diversos segmentos,fora isso eu falei e comprovei que eles nao conheciam artistas apenas os pops rs como estakazero,cangaia de jegue,adelmario coelho,flavio josé,dominguinhos e elba,falamansa...sendo que os 2 primeiros citados deixaram de ser forro a muuuito tempo,nao existe mais resquicio algum. Eu introduzi varios artistas de forro na academia q eu ensinei(graças a deus la se prezava o verdadeiro forro ainda e a dona nem o dona da academia tiveram restriçoes com o que eu levei pra la),dona zefa,alvorada,xamego,mensageiros,os 3,trio nordestino (eles conheciam,mais era muito pouco0 mestre zinho,enfim..varios artistas .
ResponderExcluirVoltando a falar da globo,eles só passam o que ta na midia sempre,carlinhos de jesus é 1 excelente dançarino,é sim,mais ele é muuuito midiatico,a dança ja evoluiu muito(nao menosprezando ele,jamais) mais existem outros eximios dançarinos que nunca serao mostrados a exemplo do mestre jimmy de oliveira que fez algo sensacional pela dança de salao e muitos outros ou seja os profissionais da dança tbm sao discriminados,o que vende nem sempre é o que é bom ou melhor,o fato tbm é que nao existe nem melhor nem pior,cada qual faz seu trabalho e todo mundo segue feliz e contente,mais isso nao existe,existe briga,discussao,um quer ser melhor do que o outro e nao se unem para o bem comum da dança em si,agora se falando de forro eu acho que tem 1 limite com certeza,por exemplo: apesar de repertorio super batido,adelmario coelho com certeza se encaixa no forro,canta classicos do pé-de-serra,faz um forro com banda,guitarra e bateria,faz sim,mais é muito bem colocado,a exemplo do mestre dominguinhos,flavio josé,elba e tantos outros,mais nao venha pra cantar cantar porcaria de tchu tcha tcha e dizer que é forro..isso eu nao admito e é o que acontece,essas bandas nao fazem forro e se auto intitulam forro,isso nao deveria existir.
ResponderExcluirGostaria de falar tbm que em relaçao a outras danças o quadro pode se assim dizer que é regular,pois semana passada eu vi o bolero e realmente foi bom o que foi mostrado,a questao a se criticar mesmo são as musicas e o que david citou,a dança as vezes nao é passada como arte e sim como uma entrega e que pra ter essa entrega deve haver a ''quimica'' que eles falam,que com certeza esta voltada para outro lado, o lado da safadeza,por exemplo : rola os ensaios e durante a semana e os videos sao mostrados e em 1 dos que foram exibidos deu pra ver claramente o envolvimento do aritsta com a professora e eles depois falaram abertamente que pra dançar deve haver esse tipo de envolvimento ISSO FOI ABSOLUTAMENTE RIDICULO, a dança JAMAIS deve ser encarada dessa forma!!!
ResponderExcluir