Mais uma final de libertadores em pauta, mais uma final envolvendo um time brasileiro. Depois de São Paulo, por seis vezes, Palmeiras, Santos, Cruzeiro e Grêmio, por quatro vezes, Internacional por três vezes e Flamengo, Vasco, Fluminense, Atlético Paranaense e São Caetano uma vez, o Corinthians, que comemorou seu centenário há dois anos, finalmente chega a sua primeira final, no torneio mais importante da América do Sul.
Algumas dessas finais são realmente inesquecíveis e não só as que o meu time chegou. Teve final, como por exemplo, Palmeiras x Boca e Santos x Boca, que eu me lembro como se fosse hoje.
Todos os times que até hoje chegaram a essa fase da competição, tem algum rival de expressão nacional. A única exceção talvez seja o São Caetano.
Mas, então, qual a diferença de todas essas finais para a de 2012?
Esse ano está acontecendo algo que eu não tinha visto nas outras, ou então não havia percebido. Em todas as finais que eu acompanhei principalmente as do meu time de coração, a maior prioridade dos torcedores foi comemorar o título (lógico quando o time venceu).
Dessa vez, eu vejo um novo fenômeno. Os torcedores corintianos aderiram a uma campanha, onde todos os adversários são antis e parece que eles estão mais satisfeitos em poder mostrar para os rivais, do que comemorar a façanha do seu time.
E isso vem acontecendo em todos os jogos. Logo após cada vitória, é possível ver uma enxurrada de mensagem para os rivais, nas redes sociais. Muitas vezes, antes mesmo de comemorar a vitória é possível ver: “Chupa, não sei quem lá”, Chupa antis”, etc.
E tem mais essa, agora eles acham que o mundo inteiro está conspirando contra eles. O Brasil todo contra eles. Oh Dó!!
Mas, amigos que torcem para times que já estiveram na final, ou admiradores de futebol, eu pergunto. Qual equipe nunca passou por isso?
Aliás, eles se gabam por serem os fiéis, dizem que vivem de Corinthians, falam que todos são antis, mas eu duvido que nas finais envolvendo São Paulo, Palmeiras, Santos e os outros cariocas, eles não secaram, não foram, os “antis”, que eles tanto pregam.
Deixo a pergunta, aos leitores corintianos. Palmeiras, São Paulo ou Santos foram Brasil para vocês, nas respectivas finais? Aliás, tem diversas fotos deles com camisa do Boca etc.
Resolvi escrever isso, não por desdém, inveja ou qualquer outra coisa do tipo. Escrevo porque ficou chato e cansativo essa velha ladainha. Eles precisam saber que em todas as torcidas tem aqueles super fanáticos, aqueles modinhas (que só vão na final) e aqueles que se preocupam mais com o rival do que com o próprio time.
Só espero que se na próxima semana vocês conquistarem o título, comemorem por vocês e não para mostrar ao adversário. E se perderem, saibam que a gozação dos adversários será normal, pois é isso que os rivais fazem.
Esse papo me faz lembrar das três conquistas do São Paulo Futebol Clube. Nossa, mesmo com pouca idade, nas duas primeiras, me lembro de cada detalhe dos jogos e da minha comemoração. Nesses jogos, em momento algum me lembrei dos rivais, eu só queria extravasar minha alegria, com amigos e familiares.
Bom, é isso. Espero que se houver alguma discussão que seja feita com argumentos e respeito.
FOTO: Internet
M ais uma final de libertadores em pauta, mais uma final envolvendo um time brasileiro. Depois de São Paulo, por seis vezes, Palmeiras, Sa...